Padre que casou transexual é suspenso

O arcebispado divulgou um documento no qual comunica o afastamento de Santoro

Avalie a matéria:
Padre casa homem com transexual | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Alessandro Santoro, o padre católico que no domingo (25) celebrou um casamento entre um homem e um transexual, foi suspenso nesta segunda-feira (26) pelo arcebispado de Florença, responsável pela igreja de Piagge, comandada por Santoro. A suspensão tem efeito imediato e duração, por enquanto, indeterminada.

De acordo com o site da Agenzia Giornalistica Italia, o arcebispado divulgou um documento no qual comunica o afastamento de Santoro. ?Na manhã de ontem, domingo 25 de outubro, na comunidade de Piagge em Florença, foi realizada a simulação de um sacramento, um ato sem qualquer valor ou efetividade, por conta da falta dos elementos constituintes do matrimônio que se desejava celebrar?, diz o documento.

A ?simulação de casamento? da qual fala o arcebispado é a cerimônia que uniu ?religiosamente? Fortunato Talotta, de 56 anos, e Sandra Alvino, um transexual de 64 anos. Os dois são casados civilmente há 26 anos e há dois tentavam realizar a cerimônia religiosa com o padre Santoro, apesar das negativas do arcebispo de Florença.

No domingo, segundo o Giornale di Vicenza, Santoro já havia dito que estava consciente da possibilidade de sofrer punições, já que o Vaticano não aceita casamentos entre indivíduos do mesmo sexo.

No documento que suspende Santoro da igreja de Piagge, o arcebispado diz que a celebração ?foi realizada contrariando as disposições dadas diversas vezes por seus superiores?.

O ato, prossegue o comunicado, ?é particularmente grave porque gera engano às duas pessoas envolvidas, que podem ter achado que celebraram um sacramento quando isso era impossível, e à comunidade cristã, induzida a pensar que a Igreja Católica modificou as condições essenciais para ter um matrimônio canônico?. ?Ao arcebispo de Florença só resta reconhecer com dor e preocupação este fato e, como anunciado ao próprio Santoro, retirá-lo neste momento da comunidade de Piagge?.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES