Papa aceita renúncia de bispo acusado de ocultar pedofilia

O bispo irlandês disse que havia entregado o pedido de renúncia a Bento XVI no último dia 9

Papa Bento XVI | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O papa Bento XVI aceitou o pedido de renúncia ao cargo do bispo John Magee, de Cloyne, na Irlanda, acusado de ter ignorado diversos relatos de pedofilia na diocese, informou o Vaticano nesta quarta-feira (24).

Magee, de 73 anos, já serviu em Roma, como secretário pessoal dos papas Paulo VI, João Paulo I e João Paulo II.

O bispo irlandês disse que havia entregado o pedido de renúncia a Bento XVI no último dia 9.

"Fui informado hoje de que [o pedido] foi aceito e, diante disso, queria oferecer mais uma vez minhas sinceras desculpas a qualquer pessoas que foi abusada por algum padre da diocese de Cloyne durante o tempo em que foi bispo ou em qualquer tempo", disse o bispo em comunicado postado no site da diocese.

"Àqueles para os quais em falhei de algum modo, ou que uma omissão minha causou algum dano, eu rogo por perdão."

Pressão

O bispo enfrentava pressão para renunciar desde que uma comissão criada pela Igreja em 2008 concluiu que a diocese dele havia exposto crianças a risco por não reagir adequadamente às acusações de abuso.

A investigação na diocese de Cloyne ocorre em separado do relatório do governo irlandês sobre o acobertamento de abusos sexuais na diocese de Dublin.

Há um crescente movimento na Irlanda para que o chefe da Igreja no país, cardeal Sean Brady, renuncie, pois estaria ciente do acobertamento dos casos de abuso na época em que era apenas padre, em 1975. Brady se nega a sair.

Quatro outros bispos irlandeses apresentaram recentemente pedidos de renúncia ao papa, que aceitou um deles.

Carta

No sábado, o papa Bento XVI afirmou na carta pastoral enviada aos católicos da Irlanda que os bispos daquele país cometeram ?graves erros de julgamento? no que diz respeito a casos de abuso sexual cometidos por religiosos e pediu ação decisiva, honestidade e transparência.

O pontífice também pediu perdão às vítimas e anunciou uma investigação formal das dioceses e seminários envolvidos em escândalos sexuais. Nas últimas semanas, o Vaticano tem sido obrigado a lidar com uma série de acusações não só na Irlanda, mas também na Alemanha, Áustria e Holanda.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES