Para emagrecer, caloria é o que importa; nome da dieta, não

Quantidade de calorias é o que importa para emagrecer, não o nome da dieta

Alguma dieta é capaz de fazer perder a barriga em 2 dias? MITO: Esqueça as receitas mágicas, conjunto de atividades, ou qualquer prática que prometa perder a gordura da barriga tão rapidamente. Por mais radicais que sejam, dietas não conseguem queimar a g | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Praticamente a cada mês surge uma nova dieta, com um novo nome, aprovada por alguma celebridade, apoiada por teorias de algum médico. E como não faltam pessoas que já tentaram sem sucesso emagrecer e se manter com peso baixo, não falta gente para tentar novos métodos.

Apenas no Brasil, há 17 milhões de obesos (com Índice de Massa Corporal superior a 30%) e cerca de 65 milhões com sobrepeso (IMC maior que 25%), segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Mas, na realidade, o emagrecimento se dá sempre da mesma forma: você tem que ingerir menos calorias do que gasta. ?É como seu saldo em uma conta bancária, ou seja, se você deposita e não gasta ela ?engorda?, se você gasta mais do que deposita ela diminui?, afirma a endocrinologista Lea Lederer Diamant, do Hospital Albert Einstein. O jeito é mesmo reduzir calorias e trocar os carboidratos refinados por integrais.

?O paciente, porém, não está interessado em ouvir essa mesma dura realidade, então médicos inventam nomes, estratégias diferentes para reduzir a ingestão de calorias, lançam e vendem muitos livros. E, às vezes, pode sim funcionar, pois, em qualquer dieta de redução calórica, você vai perder peso?, diz a médica.

Não adianta passar fome

O ideal é que a dieta seja também saudável, balanceada e, sobretudo, que possa ser mantida a longo prazo, avisa a nutricionista Mariana Del Bosco, membro da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade (Abeso). ?A gordura é o nutriente que mais contribui com calorias na dieta, deve ser consumida em quantidades bem pequenas. Já caprichar no consumo de verduras, frutas e legumes é bom para manter um peso saudável?, diz.

Também não adianta ficar passando fome, alerta a especialista. Segundo ela, estudos mostram que a sensação de fome durante dietas está associada a menor perda de peso e também ao retorno dos quilos extras em pouco tempo. ?Estratégias dietéticas que possam auxiliar o controle da fome e da saciedade, com um volume adequado de alimento, melhoram a adesão às orientações e favorecem a perda de peso?, afirma.

E não faltam razões para se dedicar a manter a boa forma. Pesquisas em todo o mundo apontam que a obesidade está ligada a diversos problemas, de infartos a problemas respiratórios, de cânceres a pior desempenho sexual. Mas antes de sair por aí seguindo alguma dieta da moda, confira no álbum acima alguns mitos e verdades sobre as dietas no álbum acima.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES