Parada Gay mobiliza mega estrutura em SP

Policiais bilíngues estão preparados para atender estrangeiros

Turista deve tomar cuidado com bens de valor | G1
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Secretaria da Segurança Pública de São Paulo (SSP) anunciou na sexta-feira (4) a participação de 1,4 mil policiais civis e militares, uso de helicóptero e gravação de imagens aéreas e terrestres no esquema de segurança da Parada Gay, marcada para domingo (06). O evento está previsto para as 12h quando 17 trios elétricos deixam o trecho próximo à Avenida Brigadeiro Luiz Antônio em direção à Rua da Consolação e em seguida até a Praça Roosevelt. A PM planeja iniciar a vistoria dos carros às 6h, colocar soldados ao longo da avenida a partir das 9h e encerrar o evento às 18h, como nos anos anteriores. Apesar de todo o esquema de segurança, a recomendação é que os turistas tomem cuidado com bens de valor, joias e celulares.

Segundo a SSP, o helicóptero Águia da PM auxiliará o trabalho dos policiais com voos sobre a multidão para filmar com câmera de alta resolução e transmitir as imagens para os postos de comando. Outros dois policiais em motocicletas e outros dois policiais a pé farão gravações. Todos os vídeos serão transmitidos ao comando, onde policiais poderão identificar possíveis distúrbios e acionar o PM mais próximo.

A Polícia Militar cuidará do policiamento preventivo e ostensivo com 1,3 mil policiais em 120 carros, submetidos ao Comando de Policiamento de Área Metropolitano -1 CPA/M-1). O trabalho iniciado às 6h será coordenado em dois postos de comando - um localizado no Parque Trianon e outro na esquina da Avenida Paulista com a Rua da Consolação.

A Polícia Civil terá um esquema especial, com reforço de policiais nas delegacias no 3º Distrito Policial (DP), de Campos Elíseos, 4º DP, da Consolação, 5º DP, da Aclimação e 78º DP, dos Jardins. Também serão instaladas bases móveis da Delegacia Especializada no Atendimento ao Turista (Deatur) e da Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi), durante todo o trajeto, além da presença da Guarda Civil Metropolitana e das subprefeituras.

Os turistas vindos de outros países poderão contar, além com as bases da Deatur, com policiais militares bilíngues, identificados com as bandeiras dos países e capazes de atender em inglês, espanhol, italiano, alemão, francês e japonês.

Uma unidade móvel do Deatur ficará posicionada na Rua da Consolação, 247, com 40 policiais. Serão atendidas ocorrências ligadas ao turista. Porém, qualquer ocorrência ligada à intolerância irá ao Decradi - mesmo se a vítima for um turista. A delegacia conta também com uma ronda hoteleira, que será intensificada.

O Decradi contará com uma equipe de 18 policiais, atuando no monitoramento e combate às ações de grupos de intolerância. O trabalho da delegacia começa na madrugada de domingo (06) e vai até a madrugada da segunda-feira (07), com rondas pela região da parada. Os policiais civis estarão divididos em quatro bases uma fixa na Rua da Consolação e três móveis, que acompanham o fluxo das pessoas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES