Paris: novas grifes viajam no tempo; Kenzo entra na selva

Kenzo desfilou looks com inspiração nas matas

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As grifes que entraram recentemente no calendário da semana de moda de Paris, como Hexa by Kuho e Ground Zero, buscaram inspirações no passado e futuro em uma jornada marcada pelo desfile da Kenzo, que, por sua vez, apresentou uma coleção "selvagem".

Esta é a segunda temporada que a "prêt-à-porter" da Hexa by Kuho desfila na capital francesa e, com base nesta coleção apresentada hoje, a marca apostou em um resgate dos modelos do século XIX presentes no filme "Jane Eyre" (2011), de Cary Fukunaga, baseado no romance de Charlotte Brontë.

Nesta edição, o coreano Kuho Jung mergulhou a fundo na era vitoriana para apresentar vestidos curtos, mangas bufantes e calças com grandes volumes na altura do quadril (saruel), tudo isso em tons creme, salmão, bordô e turquesa.

Já os irmãos Eri e Philip Chu, criadores da grife Ground Zero, tomaram a passarela com robôs para apresentar sua primeira e futurista mostra na semana da moda de Paris.

Com enormes óculos de sol, que cobriam a metade do rosto, as modelos exibiram peças que imitavam as articulações dos androides. "Os robôs nos encantam e tentamos torná-los femininos para tentar criar algo novo", explicou à Agência Efe Philip Chu após o espetáculo.

Essa integração entre a máquina e a mulher se realiza com a delicadeza da seda. A piscada pós-moderna veio através de personagens da Disney, que, dentro dos desenhos da Ground Zero, ganhava um efeito "kitsch" e infantil.

Amparada nos desenhos dos americanos Humberto Leão e Carol Lim, a Zenzo usou a floresta para ambientar seus modelos. Com um "look" de exploradoras, as modelos usavam botas até o joelho, trazia a cintura marcada por grossos cintos e percorria dentro um universo de tangerina, oliva, caqui, turquesa, marrom e de suaves tons pastel.

A paleta de cor combinava com eficácia as tonalidades tímidas com as explosões cromáticas, enquanto os cortes excelentes e femininos davam vida a esta coleção "prêt-à-porter" primavera-verão 2013.

Os ombros apareciam descobertos em um decote que chegava até as mangas, enquanto as calças traziam versões mais folgadas e com pinças. As estampas de animais, como as manchas de leopardo em chamativas tonalidades, reforçaram a inspiração selvagem dessas peças. O volume caracterizou os modelos da coleção da grife John Galliano. Calças saruel e bermudas, vestidos e saias bufantes encheram de formas redondas o desfile do britânico Bill Gaytten, substituto de Galliano à frente da marca. O costureiro francês Éric Tibusch, após anos na alta costura, lançou mundialmente sua primeira coleção "prêt-à-porter" em uma apresentação fora do circuito oficial da semana da moda.

"Vai surpreender, sobretudo, aqueles que já conhecem minha costura", declarou à Agência Efe o estilista, que acrescentou que para ir à busca do grande público reelaborou seu próprio universo. Ao contrário da alta costura, onde os custos de fabricação e a complexidade da manufatura não pesam na comercialização, "no "prêt-à-porter" o primeiro requisito é o preço, depois a funcionalidade e o processo industrial", explicou Tibusch. Nestas peças mais acessíveis, o estilista mantém suas senhas de identidade, como o franzido nas ombreiras e as golas, mas tudo de maneira mais discreta. O mundo da moda agora espera as propostas de Hedi Slimane para a Saint Laurent, as quais serão apresentadas amanhã no desfile mais esperado desta semana da moda de Paris.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES