Partido de Merkel aprova medida para abandono da zona do euro

Partido de Merkel aprova medida para abandono da zona do euro

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A União Democrata-Cristã (CDU), da chanceler alemã Angela Merkel, aprovou nesta segunda-feira no congresso do partido em Leipzig uma proposta que permite criar mecanismos para que um país possa deixar a zona do euro sem abandonar a União Europeia (UE).

Entre as quase mil autoridades que participam do encontro, só nove votaram contra a medida e 10 se abstiveram. A lei conta com o apoio da chefe do governo alemão.

A proposta possibilita que um país que não se considere em condições de cumprir as regras relacionadas à moeda europeia possa deixar a zona do euro (seguindo as regras do Tratado de Lisboa para sair da União Europeia) sem abandoar a UE.

A medida adotada pela CDU não é tão radical como a apresentada pela União Social-Cristã da Baviera (CSU), que defende a expulsão da zona do euro dos países que não cumprirem suas regras.

Mais cedo nesta segunda, Merkel que "a Europa está em um dos mais difíceis, talvez o mais difícil momento desde a Segunda Guerra Mundial", enquanto os novos líderes de Grécia e Itália corriam para formar governos e limitar os danos da crise de dívida da zona do euro. Ela afirmou temer que o continente fracasse se o euro falhar e prometeu fazer de tudo para impedir que isso aconteça.

Mas no discurso de uma hora feito aos colegas da CDU, Merkel não ofereceu novas ideias para resolver a crise, que obrigou Grécia, Irlanda e Portugal a pedir ajuda externa, gerando preocupação sobre a sobrevivência da união monetária de 17 nações. "Se o euro fracassar, então a Europa fracassa, e nós queremos impedir e nós iremos impedir isso. Isso é no que estamos trabalhando, porque é um projeto histórico".

Bolsas em queda

Apesar das recentes mudanças governamentais na Grécia e Itália para tentar aliviar a crise, os mercados seguem bastante preocupados. Nesta segunda-feira, as principais bolsas europeias fecharam em forte queda, refletindo essa tensão dos mercados em relação aos níveis de risco dos países europeus, principalmente em relação à Itália.

Em Londres, o índice Footsie-100 recuou 0,47%, fechando aos 5.519,04 pontos. O principal índice da Bolsa de Frankfurt, o DAX, perdeu 1,19%, encerrando a 5.985,02 pontos. O CAC 40 da Bolsa de Paris também perdeu 1,28%, a 3.108,95 pontos. O IBEX 35 da Bolsa de Madri foi o mais afetado, com queda de 2,15%, aos 8.372,20 pontos, com a dívida soberana espanhola voltando a trazer preocupações ao mercado. Já o índice FTSE Mib da Bolsa de Milão perdeu 1,99% nesta sessão, aos 15.464,45 pontos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES