Perícia não acha falha em torre do Hopi Hari que matou menina

Polícia fala em falha humana e MP em negligência em morte no parque

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Polícia Civil suspeita de falha humana e a promotoria de negligência no acidente no parque de diversões Hopi Hari, em Vinhedo, no interior de São Paulo, com o brinquedo La Tour Eiffel, que matou uma adolescente de 14 anos na sexta-feira (24). A perícia feita na tarde desta segunda-feira (27) verificou a estrutura de segurança e não apontou indícios de falhas técnicas no equipamento.

O brinquedo onde a Gabriela Yukari Nichimura morreu está cercado por tapumes e interditado. Os trabalhos se concentraram em torno do equipamento e durou cerca de 2h. O parque não funcionou, pois fica fechado todas as segundas-feiras para manutenção.

A Torre Eiffel é um elevador com 69 metros e meio de altura - do tamanho de um prédio de 23 andares. As cadeirinhas em queda livre atingem uma velocidade de 94 quilômetros por hora, que começa a ser reduzida aos 30 metros do chão. "É um pouco maior a porcentagem da falha humana do que da falha operacional, do mecanismo do brinquedo. O principal suspeito seria o operador e as pessoas que deveriam zelar melhor pela manutenção do parque?, afirma o delegado titular de Vinhedo, Álvaro Santucci Noventa Júnior. Mas, com ressalvas de que "é cedo para apontar responsáveis".

A principal hipótese para o acidente é que a trava de segurança da cadeirinha de Gabriela se abriu. ?Em tese tem a fivela, se ela foi afivelada ou não tinha fivela, é uma situação que vamos apurar. Mas é possível que ela não tivesse fivela também porque ela é muito fácil de ser colocada?, disse.

Em entrevista ao Fantástico, em Guarulhos, na Grande São Paulo, Silmara Aparecida Nichimura disse ter notado a ausência de um fecho no assento do brinquedo em que a filha estava.

O delegado deve ouvir funcionários do parque, entre eles o operador responsável por verificar se a trava de segurança da cadeirinha estava acionada. Até a publicação da reportagem, o delegado não havia informado o horário dos depoimentos e as pessoas que devem ser ouvidas.

Perícia

Os peritos do Instituto de Criminalística (IC) fizeram testes com o elevador do brinquedo. ?Nós subimos, descemos várias vezes, verificamos todo o funcionamento. Mecanicamente o equipamento funciona adequadamente?, afirma o perito Nelson Roberto Patrocínio da Silva. No entanto, a investigação apontou problemas humanos que podem ter causado o acidente. ?O problema é que existe a possibilidade sempre de ficar na mão do ser humano aí pode ser que realmente esteja o problema na hora de liberar o brinquedo?, diz Silva.

Para o promotor Rogério Sanches, que conduz uma investigação paralela à da polícia, houve negligência ?evidente?, que pode ser de manutenção, inspeção ou liberação do aparelho. ?Vários fatores desde manutenção do aparelho até a fiscalização no momento de liberar o aparelho na viagem que a menina realizou?, afirma Sanches. Ele solicitou documentos e disse que não vai pedir o fechamento do parque durante as investigações.

O laudo completo que apontará as causas do acidente só deve sair em 30 dias.

Acidente

Gabriela estava com os pais no parque, quando caiu do brinquedo. A morte da garota foi confirmada pelo Hospital Paulo Sacramento, da cidade de Jundiaí, na mesma região.

O laudo da morte aponta que ela sofreu politraumatismo severo, segundo o documento assinado pelo legista Lamartine Pedretti Junior, do Instituto Médico Legal (IML) de Jundiaí. O corpo da adolescente foi enterrado em Guarulhos, no sábado (25).

Em nota, o Hopi Hari lamentou o acidente e informou que ?está prestando toda a assistência à família da vítima e apoiando os órgãos responsáveis na investigação sobre as causas do acidente."



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES