Pesquisa: ginástica pode tira fome de obesos

Prática de exercícios físicos ativa hormônios que promovem a saciedade

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma pesquisa da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) abre um novo caminho para o tratamento e a prevenção da obesidade. O estudo realizado pelo educador físico Eduardo Ropelle, pós-doutorando da Faculdade de Ciências Médicas, mostrou que a prática de exercícios físicos sacia a fome em casos de obesidade e sobrepeso ? os testes foram feitos com camundongos obesos.

Segundo Ropelle, o resultado do seu estudo mostra um novo benefício da ginástica para quem está acima do peso e prevê uma mudança de visão quanto ao papel do exercício na vida do obeso.

- Estamos demonstrando um novo mecanismo pelo qual a atividade física pode ajudar no combate a obesidade. Ate então se achava que o exercício era importante para o obeso porque aumenta o gasto energético. Mas, além disso, ele pode contribuir para o controle da ingestão alimentar.

Formado em educação física, Ropelle concluiu a pesquisa depois de cinco anos de estudos com camundongos magros e obesos. Em animais magros, a atividade física não alterou o quadro de ingestão alimentar, mas, para a surpresa dos pesquisadores, quando eles submeteram os animais obesos às sessões de atividade física, perceberam que eles passaram a comer menos.

Exercícios reativam hormônios "preguiçosos"

A sensação de saciedade se dá pela ação de dois hormônios: insulina e leptina. Produzidos no pâncreas e no tecido adiposo (gordura corporal), esses hormônios chegam ao sistema nervoso central e atingem uma área do cérebro chamada hipotálamo. Ali, eles ativam receptores e induzem à sensação de saciedade.

Se funcionarem bem, os hormônios tendem a diminuir a ingestão alimentar, dando aquela sensação de satisfação durante a refeição. No entanto, em pessoas obesas, essa capacidade fica bem mais reduzida. Isso porque, segundo Ropelle, a obesidade é resultado de um processo inflamatório crônico no tecido adiposo, o que provoca a diminuição da sinalização desses hormônios no sistema nervoso central.

As sessões de exercícios nos animais obesos mostraram que os hormônios voltaram a funcionar de maneira adequada, levando à saciedade.

- Isso aconteceu porque o exercício promoveu uma resposta anti-inflamatória, então aquele hipotálamo que estava resistindo à insulina e à leptina, ao se desfazer da inflamação, passou a funcionar.

Após a pesquisa realizada em animais, Ropelle afirma que tem planos de estudar o conceito em humanos, pois, segundo ele, é comum que pessoas sedentárias ou com sobrepeso que passam a se exercitar, mudem também a alimentação, passando a sentir menos vontade de comer.

Uma pessoa é considerada obesa quando tem o IMC (Índice de Massa Corpórea) acima ou igual a 30. Acima de 25 o índice já é preocupante e indica a presença de algum problema de saúde associado, como diabetes, hipertensão e colesterol alto.

Para calcular o IMC, divide-se o peso, em quilos, pela altura ao quadrado ? ou seja, multiplicada por ela mesma. Por exemplo, uma pessoa com 87 quilos e 1,70m é considerada obesa, porque seu peso (80) dividido pela altura ao quadrado (1,70 x 1,70 = 2,89) é igual a 30,1.

Para saber se a descoberta pode ter serventia imediata para quem está acima do peso, o R7 consultou especialistas. As opiniões se dividiram. Para a endocrinologista Ana Beatriz Marques, da Santa Casa de São Paulo, por exemplo, a associação entre exercícios e saciedade já é conhecida na literatura médica.

- Quando se fala em exercício, se pensa no gasto calórico. Mas já é sabido que o exercício participa da saciedade, porque libera endorfina.

A médica afirma ainda que essa ligação, mais do que um respaldo científico, mostra uma atitude do paciente obeso que deve ser observada.

- A mudança de hábito já mostra que a pessoa está determinada a mudar. Isso não é científico, é uma observação. Esse momento está propício a escolhas alimentares, só que agora temos um respaldo químico.

O endocrinologista Fernando de Godoy Matos, membro da Abeso (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica) se mostra mais cético com a associação.

- O que acontece com os camundongos nem sempre acontece com os humanos. Se assim fosse, bastava às pessoas fazerem exercícios que emagreceriam. O exercício é um grande contribuidor para a manutenção do peso, mais do que da perda, porque ele aumenta a massa magra, que tem relação direta com o gasto de energia.

Segundo Matos, para, de fato, o obeso emagrecer, ele deve aliar a atividade física com uma alimentação equilibrada.

Como emagrecer com saúde

A endocrinologista Ana Beatriz Marques, da Santa Casa de São Paulo, frisa que a obesidade precisa ser tratada de maneira multidisciplinar, ou seja, com médicos de diferentes especialidades. Por geralmente envolver questões psicológicas, como ansiedade e compulsão, é indicado ao paciente obeso procurar orientação de um endocrinologista e de um psicólogo, além de passar pelo nutricionista, que fará um cardápio de acordo com suas necessidades.

A médica apoia a manutenção de atividades físicas, desde que realizadas com ajuda de um preparador físico ou com algum tipo de orientação.

Ela ensina que manter uma dieta balanceada, mastigar bem e comer devagar são formas de driblar a ansiedade e acelerar a saciedade.

Como dicas, Ana Beatriz sugere comer mais alimentos à base de proteínas e vitaminas, sentar-se à mesa para comer e fazer exercícios físicos moderados.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES