Piauí Moda House 2023 é aberto com destaque para moda, cultura e originalidade

O evento iniciou nesta terça (22) e segue até quinta-feira (24), no Centro de Convenções de Teresina

Primeiro dia do Piauí Moda House 2023 | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Moda, diversidade e tendências, o Piauí Moda House 2023 começou na noite desta terça-feira (22). O evento segue até quinta-feira (24), no Centro de Convenções de Teresina. Ao longo de três dias, a capital do Piauí vai se tornar a vitrine de moda do país, com inúmeras palestras, talk shows, lounges e desfiles de grandes marcas do cenário fashion do estado.

Grandes surpresas e muita emoção, assim se definiu o desfile de abertura do evento,  promovido pelo Stylist e coordenador do PMH, Izi Vieirah, juntamente com Piauilismo, que são os estudantes de moda da Universidade Federal do Piauí. De acordo com o estilista, a passarela trouxe um pouco mais da história do estado, englobando as cidades memoráveis e turísticas. Com uma abertura marcante, e uma apresentação vibrante de dança contemporânea o desfile garantiu que o público que a energia  do tema do evento, “Movimento”.

“Esse é o desfile do Piauí do futuro. A gente aborda desde a Serra da Capivara que é o surgimento, o lugar de onde surgiu o primeiro homem das Américas. Passamos por todas as cidades históricas e visitadas por turistas do Piauí. Incluindo também Bom Jesus, que é uma cidade onde concentra o agronegócio, além de toda a região do Gurguéia. Após isto, sobe para o litoral para mostrar as belezas. E mostrar o mais importante hoje para o Piauí, que é o Porto de Parnaíba, onde teremos o maior desenvolvimento do estado com geração de renda e emprego”, destacou Izi Vieirah.

As estudantes de moda Ana Clara Lima e Paula Barcelos explicaram que a proposta do Piauilismo, na 15º edição, é unir as visões dos nove designers que estão se formando no curso. Segundo elas, o objetivo era trazer a percepção do passado, presente e futuro, se inspirando nas paisagens, no cotidiano e na relação da sociedade piauiense com o período pós pandemia.

O evento seguiu com o desfile Sebrae Modas com as marcas: Gugê - Curicacas - Natupalhas - D'menor. A Gugê trouxe o conforto e a elegância para a passarela. O desafio da marca teresinense foi oferecer praticidade às pessoas que buscam se sentir bem no dia a dia.

A designer por trás da Gugê, Maria Cardoso, explicou que a coleção resgata elementos que nunca saíram de moda com uma abordagem contemporânea. O macacão tomara que caia, que já conquistou um lugar especial nos guarda-roupas das fashionistas, o colete em sua versão mais repaginada e as calças pantalonas com cintura alta e bolsos invertidos chamaram a atenção da plateia.

Uma das surpresas da coleção foi o drama dos conjuntos all black e all jeans fluídos, uma total homenagem ao tema do PMH deste ano, o movimento. O all black, atemporal, e o all jeans, que apresentou uma mescla entre o casual e o elegante, foram o extrato da versatilidade das peças da Gugê.

Outra peça inesperada representou a solidez da coleção: o jeans. A sua versão mais resistente e durável foi incorporada para representar o visual mais elegante do desfile.

"As peças são baseadas na persona da marca, focada mais em mulheres práticas que gostam de conforto e que valorizam estar bem vestidas, sem se deixarem levar pelas modas passageiras. A coleção é apenas uma cápsula do que podemos esperar da Gugê no futuro", disse Maria Cardoso, designer da Gugê.

Em seguida se apresentaram as marcas ZoKa, Giselle Pimentel, Lys Acessórios, Óticas Carol, desfile Piauí Center Modas, encerrando a primeira noite com o desfile do estilista piauiense Weider Silveiro.

Com um contexto voltado à identidade, a estilista baiana, Isa Silva, dona da marca Isaac Silva, uma das mais originais e democráticas da atualidade, deu início ao evento com o tema “Acredite No Seu Axé: Construindo Uma Marca Com Identidade”, no Lounge Sebrae Moda. Segundo ela, o objetivo da palestra é estimular os novos empreendedores a acreditarem no seu potencial.

“Eu estou aqui para incentivar as pessoas. Acho que tem muita gente que critica o trabalho das pessoas e a gente precisa ter pessoas incentivadoras. E eu acho que todo mundo que empreende tem que se autoafirmar que vai dar certo. Então, como o meu negócio está dando certo, porque eu acredito na minha energia, acredito na minha ciência, eu quero passar isso para outras pessoas. Estou muito feliz de ter sido convidada para um evento de moda pelo Sebrae, aqui no Piauí, já que eu sou sempre convidada para São Paulo, Rio de Janeiro e vir para cá é muito importante, porque é um resgate das raízes de um lugar ao sol. Então, eu estou muito feliz de estar aqui para incentivar as pessoas a investirem nelas mesmas”.

Na oportunidade, Isa fez questão de lembrar e destacar suas origens. ”Eu comecei na moda, eu sou Isa Silva, eu sou uma mulher trans, negra, nordestina, eu sou de Barreiras no Oeste Baiano, e lá em Barreiras eu convivia num ateliê de costura de uma grande amiga da família, que é morena, quando eu era criança eu via as pessoas chegando lá com revista, com croquis, com metros de tecido, e eu achava que a coisa mais incrível, aquele metro de tecido virar roupa. Na escola, todo mundo falava, ‘o que você quer ser quando crescer?’, e eu falava assim que queria ser costureira”.

Durante a palestra, a estilista também destacou que a indústria da moda é um dos setores que mais paga impostos.

Em um dos espaços mais movimentados está o QG Fashion, um projeto criado exclusivamente para o Piauí Moda House em parceria com as blogueiras Mandy Pessoa, Karol Damião, Polliana Santos e Raissa Azevedo. O espaço conta com parcerias com várias marcas para trazer para dentro do lounge. O espaço vai ter drinks virou um espaço de convivência, de confraternização, de influenciadores e networking.

No estande da loja Rosa Morena estão sendo ofertados brindes para as pessoas que estão passando pelo lounge. Nas sacolinhas, são ofertados produtos de marcas nacionais e internacionais como Mari Maria e Bruna Tavares. O espaço é super instagramável e conta com um balanço e um teto com rosas, um dos vários espaços do evento onde o click  é certo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES