Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore

Piauí Moda House On: um divisor de águas da moda piauiense

Evento democratiza a moda abrindo a fila A para o público

Compartilhe

O Piaui Moda House On aconteceu. Nas redes sociais, no Auditório Carlos Jansen e na televisão, o evento brilhou em um formato inédito: 100% online. Em razão dos protocolos de seguranca adotados após a pandemia do novo coronavírus, uma plateia virtual coloriu os pixels de dispositivos em todo o mundo.


O formato online permitiu desconstruir a ideia de fila A, com o objetivo de democratizar o acesso aos desfiles de forma igualitária. Em uma seleção virtual, as pessoas puderam ingressar em uma experiência sensorial assistida pela internet, com a criação de uma plateia virtual.

CLIQUE AQUI E VEJA AS FOTOS DE TODOS OS DESFILES

O evento começou de forma brilhante com a coleção apresentada pela Secretaria Municipal de Economia Solidária (Semest), com a Coleção Berith (aliança), fruto do Projeto Vitória, responsável pela capacitação e profissionalização de oito ateliês de moda evangélica em Teresina. “Esse evento é importante e de luz. É um evento que trás a moda para o foco, e o pessoal da moda saiu muito prejudicado com a pandemia. Então estamos em um ano diferente que não passou em branco, e nós estamos juntos desde a primeira edição”, explica o secretário Ricardo Bandeira.

Com desfiles, talk-shows, bate-papos o PMH On desafia a crise. “Fazer essa edição foi um grande desafio em meio à pandemia. Mas com o compromisso que temos de ser o único e o maior evento de moda do Estado, percebemos essa necessidade de fazer isso tudo acontecer, mesmo assim, no final do ano. A moda gera emprego e renda em todo o Estado”, analisa Raquel Dias, que fez a curadoria e a apresentação do evento.

Raquel Dias no comando da apresentação do Piauí Moda House On - Foto:  David Carvalho

Sebrae deu show com consultoria de empresas 

Empresas do setor mostraram como se reinventaram durante a pandemia. Lúcia Barbosa, empresária por trás da Nova Lua, por exemplo, revelou que sua coleção veio da necessidade de mercado. “Esse momento foi desafiador para todos os empresários. Então olhei para o mercado, para o que estava acontecendo, então todos estavam buscando roupas para hospitais. Então investi nisso. Levei meu conhecimento de moda para roupas de profissionais da linha de frente”, revela.

Já Mercês Sousa, empresária da Brisa Flor, buscou o mistério e o romantismo na coleção apresentada na passarela. “A coleção é leve e busca uma pegada verde-menta. Na segunda-feira a coleção estará disponível no ateliê e nas redes sociais. O Sebrae foi muito importante nesse sentido, porque saímos da zona de conforto“, considera. 

De fato o Sebrae esteve por trás desse sucesso todo. Flávia Cerqueira, gestora do Projeto Conexão Moda do Sebrae no Piauí, conta um pouco sobre essa relação de sucesso. “O Piauí tem muitos empreendedores nesse setor. Estamos capacitando e profissionalizando o pequeno negócio. Nossas ações são a participação em eventos, consultorias especializados e colocar essas empresas a frente do momento”, revela.

Equatorial joga luz na passarela

Buscando foco na sustentabilidade, a Equatorial Piauí também esteve presente no evento. A empresa de energia lança uma parceria pioneira com a Casa de Zabelê para um projeto de moda sustentável. A parceria propôs a criação de produtos de moda gerados a partir dos fardamentos antigos dos colaboradores da distribuidora, que antes eram descartados e incinerados sem nenhum uso futuro e que agora se transformaram em peças incríveis. 

A coleção de peças se chama Seja Luz e foi lançada oficialmente no evento, em um verdadeiro show na passarela.

Piauí Center Moda deu show 

Três lojas do Piauí Center Moda também participaram dos desfiles. A Gran Fina, apresentada por Juliana Santana, trouxe um conceito de leveza e conforto. “A ideia foi pensando no novo formato que estamos passando, com uma coleção inspirada nos quatro elementos da natureza em tecidos leves e confeitáveis, em tons brandos”, considera.

Representando a Sarah Kalli, a estilista Sandra Silva diz que é a primeira vez da marca no Piauí Moda House. “A gente sempre tenta trabalhar uma coleção através das nossas clientes, então buscamos saber o gosto do nosso público; que conta muito com a ideia final de cada coleção”, aponta. 

La Romana, da empresária Maria José, assina a coleção com uma ideia positiva. “Foi tudo tão rápido que nossa ideia foi intuitiva. Pensando em festa de final de ano, trouxe cores vivas como o amarelo e o alaranjado. O nome da coleção é Sensações e buscamos trazer otimismo”, revela. 

Backstage envolve melhor cast de modelos do Piauí

O backstage do Piauí Moda House envolveu um cast de 25 modelos. “O casting foi feito com as agências, onde foi feita uma análise de postura e passarela, que é o que mais conta. Esse ano foi muito bem selecionado, até pela questão da redução do casting”, Izi Vieira, coordenador de backstage e diretor artístico do evento. 

Izi Vieira no bakstage dos desfiles do Piauí Moda House - Foto: David Carvalho

Com curadoria assinada pela apresentadora Raquel Dias, o Piauí Moda House On foi transmitido neste domingo (13). A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico - Governo do Piauí apresenta o Piauí Moda House 2020. O evento tem patrocínio da Secretaria Municipal da Economia Solidária de Teresina - Prefeitura de Teresina, G3 Telecom e Equatorial Piauí e Sebrae Piauí.



Tópicos
Compartilhe
Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar