Piloto diz que Marrone pilotou helicóptero antes da queda no dia 2

Helicóptero com o cantor caiu na segunda (2) no interior de São Paulo.

O piloto garante que era ele quem estava no comando durante a queda do helicóptero. | Reprodução Web
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O cantor Marrone, da dupla sertaneja Bruno e Marrone, pilotou o helicóptero modelo esquilo em trechos do trajeto entre Curitiba e São José do Rio Preto, a 438 km de São Paulo, segundo o piloto Almir Bezerra. Na segunda-feira (2), pouco após levantar voo, a aeronave em que Marrone viajava caiu no município paulista e ficou completamente destruído. O cantor teve ferimentos leves.

A reportagem do Fantástico teve acesso ao depoimento do piloto, em que ele diz que em alguns trechos antes da parada para o abastecimento o cantor Marrone pilotou o helicóptero. A justificativa do piloto é a de que Marrone está aprendendo a pilotar.

A reportagem apurou ainda que o cantor fez exames de saúde e provas teóricas, mas ainda não concluiu o curso. Portanto, ele só poderia pilotar no chamado voo de instrução, que é uma aula prática. Em um voo de instrução, o aluno fica do lado direito e o professor, do esquerdo, exatamente como no acidente com Marrone. Mas neste tipo de voo não pode haver passageiros e o primo do cantor, Jardel, estava na aeronave.

Além disso, o piloto que orienta o aluno precisa ser instrutor certificado, o que Almir não é.

Fantástico: ?Ele disse que ele é um instrutor??

Delegado José Luiz Chain: ?No caso, ele estava atuando como instrutor do Marrone?.

Fantástico: ?Apesar de não ter a documentação de instrutor??

Delegado Jose Luiz Chain: ?Apesar de não ter a documentação de instrutor.?

Mesmo assim, o piloto garante que era ele quem estava no comando durante a queda do helicóptero, e não Marrone. ?Não é comum uma pessoa estar do lado direito e não estar pilotando. Quem está sentado do lado direito normalmente é o piloto da aeronave?, afirmou o presidente da Associação de Pilotos de Helicópteros, Rodrigo Duarte.

?É imprescindível que se determine quem estava comandando a aeronave para se posicionar quem é vítima e quem é o autor?, ressaltou o delegado Chain.

Se ficar provado que Marrone comandava o helicóptero no momento da queda, ele poderá responder pelos crimes de lesão corporal, porque o acidente teve vítimas, e de pilotar sem habilitação. Nesta semana, Marrone deve prestar depoimento à polícia, que tem 30 dias para concluir o inquérito.

Marrone volta aos palcos na sexta-feira (14). Na quinta-feira (5), Bruno se apresentou sem ele, que só apareceu no telão do show em São Paulo. ?Estou um pouco abalado pela tragédia. Eu levei um susto muito grande, mas o que eu posso dizer é que, felizmente, Deus poupou minha vida. Se Deus quiser, eu vou me recuperar e eu vou estar junto de vocês?, disse para o público.

A reportagem do Fantástico reconstituiu os detalhes deste acidente e explica por que Marrone passou de vítima a investigado. No domingo (1º) à noite, Bruno e Marrone cantaram na festa do Dia do Trabalho, em Curitiba. No dia seguinte, às 10h, sem o parceiro, Marrone embarcou no helicóptero modelo esquilo, que comprou há dois anos. O destino era Goiânia, com parada em São José do Rio Preto para reabastecimento.

A aeronave pousou em Rio Preto com o piloto Almir Bezerra, Marrone, e o primo dele, Jardel Borges. Às 14h30, decolou para Goiânia. Dois minutos depois, perdeu potência. A queda foi a apenas 800 metros da decolagem.

Segundo testemunhas, o helicóptero passou por cima de um centro de exposições, que é uma área bem grande, e foi bater em uma árvore, caindo em um canto, onde ele destruiu um curral e um alambrado.

?Tinha uma pessoa que estava saindo meio engatinhando, que era o Marrone. Perguntei para ele se ele estava bem, ele gesticulou que sim. Foi nesse momento que ele olhou, parou e ficou meio estático olhando para os amigos que estavam no chão?, lembrou a assistente social Patrícia Araújo.

O piloto teve a perna esquerda decepada. O outro passageiro, Jardel, sofreu ferimentos graves e traumatismo craniano. Marrone recebeu alta na quarta-feira (4). Foi quando começou a polêmica. Uma testemunha disse que viu Marrone sentado do lado direito helicóptero, local destinado ao comandante. O próprio cantor e o piloto Almir confirmaram. ?Eu estava do lado esquerdo, mas a aeronave tem duplo comando, você pode voar de qualquer um dos lados. O Marrone estava do lado direito?, disse.

Um especialista explica que, no duplo comando, duas pessoas podem acionar os controles. Mesmo assim, o piloto deve sempre se sentar do lado direito. ?Os comandos são instalados de forma que, sentado do lado direito, o piloto consiga com o mínimo de movimento de cabeça visualizar todos os instrumentos na sua totalidade. Do lado esquerdo, ele não consegue ter o mesmo tipo de visão?, apontou o presidente Associação de Pilotos de Helicóptero, Rodrigo Duarte.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES