Batom que emagrece: conheça as novidades para saúde e beleza

Embora inusitadas, essas e outras novidades para melhorar a saúde ou a aparência são fruto de anos de pesquisa em laboratórios de todo mundo

Gloss inibidor de apetite tem açúcares da framboesa que controlam a fome | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Que tal um batom que te ajuda a não sair da dieta? Ou um exame de sangue que consegue identificar doenças antes mesmo que elas surjam? Embora inusitadas, essas e outras novidades para melhorar a saúde ou a aparência são fruto de anos de pesquisa em laboratórios de todo mundo.

? Agora é possível revelar como está o organismo, em comparação ao que deveria ser. Assim, o paciente pode mudar hábitos e prevenir lesões e doenças ? explica o bioquímico Alexandre Cosendey, que levou 20 anos para criar o exame de sangue que "prevê o futuro da saúde".

Outro teste, feito pela saliva, é capaz de criar a dieta perfeita com base no genótipo (material genético herdado dos pais) de cada um. O exame diz quanto de carboidrato (massas), gordura e proteínas o paciente deve comer.

? Além disso, ele é capaz de apontar que estilo de vida seguir, de quantas em quantas horas comer, que exercícios praticar ? afirma o endocrinologista Tércio Rocha.

Há um mês, a administradora Karla Kretzmann, de 40 anos, começou a seguir as orientações recebidas após o exame de saliva. Os resultados, segundo ela, são melhor disposição física e uma vida de bem com a balança.

? O exame é super detalhado e me deu orientações importantes, como trocar a musculação pela corrida e evitar alimentos com cafeína e farinha ? comemora.

A tecnologia a serviço da saúde também se estende à beleza. Um rímel com células-tronco estimula o crescimento dos cílios. Criado por cientistas coreanos, ele também ajuda pacientes com câncer que podem ter queda dos pelos dos olhos após o tratamento com quimioterapia.

No setor de cosméticos, os lançamentos são ainda mais ousados e movimentam um mercado que já é o terceiro maior do mundo. Apenas EUA e Japão consomem mais produtos de beleza do que o Brasil. No 7 Congresso Internacional de Farmácia e Cosméticos, que acabou na semana passada, em São Paulo, as novidades iam de caneta antiestria à pílula contra os cabelos brancos.

Mas é preciso tomar cuidado: muitos itens precisam de receita médica, pois têm contraindicações.

? Um dos mais recentes cosméticos anunciados no mercado, o chiclete da beleza enriquecido com silício, apesar de doce não pode ser usado indiscriminadamente. Só depois dos 25 anos é que a pele começa a perder o nutriente ? afirma dermatologista da clínica Priméra, Pietra Martini.

Em excesso, o produto pode até causar cálculos renais, explica a especialista.

Conheça algumas novidades:

O QUE É QUE A SALIVA TEM?

- Exames feitos com a saliva podem desvendar o melhor tipo de dieta para cada pessoa, com a proporção diária exata de gorduras, carboidratos e proteínas que se deve comer. A saliva também aponta a melhor atividade física e o estilo de vida mais adequado a cada um. Da boca também vem a dosagem hormonal mais precisa do organismo. Sua análise pode descobrir problemas que o exame de sangue não consegue ver.

AJUDA QUE CAIU DO CÉU

- Um creme feito a partir das fezes do rouxinol promete melhorar a aparência da pele, deixando-a mais jovem. O produto é inspirado em um hábito antigo das gueixas japonesas, que usavam cocô de passarinho para deixar a pele mais bonita. Segundo os sites internacionais, o ator Tom Cruise é um dos adeptos da técnica.

XÔ MAU HUMOR!

- Um comprimido feito co m substâncias de frutas cítricas exóticas e da baunilha promete melhorar o humor em três horas. A cápsula se dissolve na boca e provoca a liberação de serotonina no cérebro, o que resulta numa sensação de bem-estar, além da redução dos níveis sanguíneos de cortisol (o hormônio do stress).

CANETA CONTRA ESTRIAS

- Promete amenizar o problema das estrias em dias ou até mesmo horas. Em sua composição há açúcares naturais que ?tingem? as estrias brancas mudando sua coloração para uma cor idêntica à pele e também extratos de plantas que estimulam a produção de colágeno e reduzem a inflamação no local.

DENTES E CORPO SAUDÁVEIS

- Um simples creme dental, com adição de vitamina D, garante aumentar a imunidade, prevenir câncer, combater a depressão, tratar a osteoporose, prevenir mal de Alzheimer e a Esclerose Múltipla. Como funciona como suplemento, deve ser prescrito pelo médico.

BOCA LINDA, CORPO MAGRO

- Um gloss labial que diminui a fome já está disponível para as gordinhas brasileiras. O produto é formulado - acredite - a partir de um açúcar extraído da framboesa, que interage com as papilas gustativas da língua e reduz a compulsão alimentar. Os fabricantes garantem ser um jeito de ficar bonita e conseguir fazer dieta sem sofrimento.

PREVENDO O FUTURO

- Anunciado na semana passada, durante o 39º Congresso da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas, um novo exame de sangue prevê se o paciente terá doenças como câncer, diabetes, lesões musculares e anemia, através da análise do estresse das células de cada órgão ou tecido do corpo. Assim, as doenças são combatidas antes mesmo de surgirem.

CHICLETE DA BELEZA

- Doce, saudável e ainda te deixa linda. Uma goma de mascar enriquecida com 10 miligramas de silício ativa a formação de colágeno, elastina e fibroblastos - nutrientes que deixam a pele firme e viçosa. O produto também melhora a elasticidade das paredes das artérias, diminuindo o risco de enfarte e derrame. Mas cuidado: o silício também pode provocar cálculos renais. Para mascar o chiclete, peça indicação do seu médico.

SEM CABELOS BRANCOS

- Cápsulas com um antioxidante recém descoberto têm o poder de escurecer gradativamente os cabelos e previnir o aparecimento dos fios brancos. A tecnologia protege ainda contra o envelhecimento precoce.

RIMEL COM CÉLULAS-TRONCO

- Que tal conseguir aqueles cílios dos seus sonhos? Um rímel com células-tronco (aquelas que estão ligadas ao desenvolvimento do bebê na gravidez) estimula o crescimento dos fios. Criado por cientistas coreanos, ele também ajuda pacientes com câncer que podem ter queda de cílios após a quimioterapia.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES