Plástica antes da idade adulta é mais comum

Deixar de ser alvo de piadas na escola é um dos motivos da cirurgia

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, 13% das cirurgias estéticas feitas no Brasil são em adolescentes. Técnicas em cirurgias plásticas estão cada vez menos invasivas e mais acessíveis, possibilitando que crianças e adolescentes recorram a esse procedimento e deixem de ser alvo de piadas em seu meio social.

No caso das meninas, o maior incômodo para elas é o tamanho das mamas. A cirurgia de redução, mamaplastia redutora, pode ser feita a partir dos 14 anos e é aconselhada quando há volume no local, para que não ocorram problemas na coluna decorrentes do peso. A técnica não utiliza sutura, mas sim pontos de fio absorvível que não necessitam de retirada após a cirurgia.

A cirurgia mais procurada pelos meninos é a que corrige orelhas de abano (otoplastia). Podendo causar traumas psicológicos, apelidos na escola sobre as orelhas podem gerar depressão e interferir no desempenho da criança. Pode ser realizada a partir dos 6 anos, diante da observação do especialista diante do problema apresentado.

Outro problema também comum aos meninos é o crescimento anormal das mamas (ginecomastia) e a cirurgia pode tratar deste caso. Poucas vezes a cirurgia é feita antes dos 15 anos, pois há a possibilidade de regressão espontânea. Contudo, se não houver nenhuma mudança, aconselha-se a retirar as glândulas por meio da cirurgia.

"Esse problema pode ocorrer, sobretudo, durante o período da puberdade e adolescência, mas também na maturidade. Pode ser corrigido com a remoção cirúrgica das glândulas mamárias aumentadas, por lipoaspiração ou pela combinação de ambas as técnicas",afirma o cirurgião plástico Luiz Lourenço. "Além do desconforto causado, motivo de inibição para frequentar ambientes sem camisa, como praia e piscinas, é sabido que a incidência de câncer mamário em homens com ginecomastia é maior", diz o cirurgião.

Entre meninos e meninas, cirurgia muito comum também é a rinoplastia, que altera formato, tamanho e até problemas funcionais do nariz. Visando trazer harmonia ao rosto, pode ser feita a partir dos 16 anos em meninas e 18 anos, nos meninos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES