Técnica do contorno define traços e esculpe rosto; acompanhe dicas

‘Contouring’ foi popularizado pela socialite Kim Kardashian

Avalie a matéria:
Pontos de luz e pontos escuros na técnica do contorno | reprodução/internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma paleta farta, com diferentes tons de bases e corretivos, é o ponto de partida do contouring ? técnica de maquiagem badalada em tutoriais na internet, em que luz e sombra são combinados para valorizar os traços e esculpir o rosto. Tudo começou em 2012, quando a socialite americana Kim Kardashian postou um vídeo com o passo a passo do make no YouTube.

Luz e sombra, na prática, são pontuadas por bases escuras e claras. As cores mais fortes dão ideia de profundidade e, as mais suaves, de volume. Então, quando a intenção é afinar as maçãs do rosto, por exemplo, o segredo é caprichar na base escura contornando a região. Depois, é só espalhar tudo, usando os dedos ou um pincel.

? O rosto perfeito é o oval. Este é o formato que a gente segue como modelo. A partir disso, tem que ver o que incomoda mais, se é o nariz, a boca, as bochechas, as olheiras... ? detalha o maquiador David Mello, do Club Capelli, enquanto apalpa a face da modelo Vanessa Melo. ? É uma maquiagem personalizada, porque depende das necessidades do rosto de cada uma. Se quer atenuar, disfarçar ou algo mais.

Depois de analisar o rosto da modelo, ele higienizou a pele e aplicou a base ? sua versão preferida é a líquida ? mais próxima do tom natural. Em seguida, traçou uma linha reta na parte frontal do nariz e contornou a região das olheiras e abaixo da sobrancelha com tons bem clarinhos. Repetiu o mesmo processo, desenhando linhas definidas, abaixo das bochechas e nas laterais do nariz, com cores mais puxadas para o escuro.

? Costumo usar até dez opções de bases e corretivos, mas isso para a maquiagem profissional. Em casa, dá para fazer com duas ou três cores. A situação em que o make vai ser exibido é que vai definir a intensidade da correção ? explica David.

O próximo passo é espalhar os tons claros e escuros até que a mistura fique homogênea. Em seguida, é hora de aplicar uma base no tom exato da pele, pontilhando os contornos explorados.

? É um tipo de maquiagem que provoca um efeito sombreado nas áreas em que o corretivo escuro foi aplicado. Então, gosto de finalizar com uma base bem leve e um pó translúcido, que dá um efeito mais duradouro ? sugere o maquiador Bruno Valentim, da Ophicina do Cabelo, que recomenda o recurso para a noite. ? O rosto ganha um novo formato e fica bem marcado. Na claridade, aparece muito e não fica natural.

Para terminar, a dica é caprichar no blush, no delineador, no rímel e no lápis de boca:

? O ponto alto do contouring é a preparação da pele. A finalização não foge das maquiagens tradicionais.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES