Praça São Francisco é o mais novo a ser considerado Patrimônio Mundial

O Brasil detém agora 18 bens inscritos na Lista do Patrimônio Mundial

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

?A inclusão da Praça de São Francisco é uma vitória da população de São Cristóvão pela proteção e preservação de nosso patrimônio e representa um reconhecimento à singularidade da formação do acervo cultural brasileiro?, ressaltou o presidente do Comitê do Patrimônio Mundial e ministro da Cultura Juca Ferreira, durante a coletiva de imprensa realizada no início da noite deste domingo (1/08).

Não foi necessária votação para que a Praça São Francisco, localizada na cidade de São Cristovão, em Sergipe, fosse aprovada como Patrimônio Mundial da Unesco. Apesar da prévia manifestação contrária do ICOMOS ? Conselho Internacional dos Monumentos e dos Sítios, de 21 possíveis, foram 16 as manifestações favoráveis dos Estados?Partes para o resultado alcançado.

O órgão consultivo posicionou-se contrário à decisão, sob a alegação de que a delegação brasileira deveria reapresentar sua proposta adicionando argumentos para comprovar o valor universal excepcional da Praça São Francisco. Além disso, ele recomendava a ampliação do perímetro apresentado do sítio.

A defesa apresentada pelo presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional ? Iphan, Luiz Fernando de Almeida, argumentava que os limites propostos para a delimitação do bem correspondem ao valor universal excepcional e que esse espaço urbano é a melhor representação no Brasil do período da União Ibérica, no Século XVI, quando Portugal e Espanha eram uma só coroa. ?A Praça de São Francisco é exemplo único daquele momento histórico?, afirmou Luiz Fernando, destacando ainda o contexto natural exuberante e preservado que confere à Praça uma paisagem construída singular.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES