Presidente afirma que CPI da Petrobras não tem foco

A comissão deve começar os trabalhos na próxima terça-feira (2), quando será definido o presidente e o relator

José Sérgio Gabrielli | Folha
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, criticou a iniciativa da oposição de criar uma CPI para investigar a estatal no Senado. A comissão deve começar os trabalhos na próxima terça-feira (2), quando será definido o presidente e o relator.

Em entrevista aos repórteres Pedro Soares e Samantha Lima publicada neste sábado na Folha , Gabrielli diz que a investigação é política e que os dados que a oposição usa para questionar sua administração está no site da empresa na internet. "Isso contradiz que a Petrobras seja uma caixa-preta", diz o presidente da estatal.

Gabrielli também acusou o TCU (Tribunal de Contas da União), que apontou irregularidades na estatal, de ser um "órgão formado por pessoas politicamente comprometidas".

Comando

A polêmica em torno da escolha do presidente e do relator da CPI da Petrobras só vai ser solucionada na próxima terça-feira, quando a comissão será oficialmente instalada na Casa. Os líderes governistas vão aproveitar o fim de semana para acertar o tom do discurso inicial para a CPI, com o objetivo de emplacar nomes ligados ao Palácio do Planalto nos dois cargos de comando da comissão.

O presidente eleito pelos integrantes da CPI tem a prerrogativa de indicar o relator. Pelo quebra-cabeças articulado pelos governistas, a relatoria deve ser entregue ao líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR).

Os senadores João Pedro (PT-AM) e Ideli Salvatti (PT-SC), que é a líder do governo no Congresso, são apontados como os possíveis presidentes da CPI. O nome dos dois petistas ganhou força uma vez que o governo quer escolher parlamentares com histórico de fidelidade ao governo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES