Produção de vídeo piauiense em destaque no Salão de Humor

Monteiro Júnior: alegria em poder participar da programação de cinema com seu filme “Dona Maria”

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Monteiro Júnior: alegria em poder participar da programação de cinema com seu filme "Dona Maria"

Desde a última segunda-feira (14), o 27º Salão Internacional de Humor, respira a sétima arte com a realização do Espaço Cine Piauí, promovido pela Associação Brasileira de Documentaristas do Piauí (ABD-PI). Nesse espaço são exibidas produções piauienses e outros filmes até a próxima sexta-feira (18), sempre a partir das 19h00.

No primeiro dia foram exibidos curtas-metragens, realizados em parceria com o Iphan ? Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, retratando as vivências da sociedade dentro das comunidades quilombolas do Piauí. Além de pequenos documentários sobre os povoados de Divinópolis, David Caldas, Liberdade, Novo Nilo e do município de União, todos eles produções da ABD-PI.

Já no segundo dia, o telão foi recheado com cenas do filme ?Ai que Vida?, do cineasta piauiense Cícero Filho. ?Tivemos a presença de várias crianças aqui, todo mundo adorou o filme, que já é consagrado como um dos melhores filmes piauienses?, afirma Leide Sousa uma das organizadoras do espaço, completando que o mérito deve ser dado a Kleyton Marinho, presidente da ABD, que foi quem escolheu todos os filmes, documentários e curtas exibidos nas noites de cinematográficas do Salão de Humor.

A noite da quarta-feira (16) ficou ao encargo de uma das grandes produções do jornalista, escritor e cineasta piauiense Monteiro Júnior. O filme ?Dona Maria?, que demorou mais de cinco anos para ser concluído, foi projetado no ?Cine Piauí? e deixou vários dos presentes emocionados. ?Esse é um filme muito lindo, reflexivo, trata de uma senhora que fica só com seus botões, até o dia que descobre que tem uma filha e é daí que começa a história?, diz Maria Lina, de 35 anos, enquanto enxugava pequenas lágrimas que escorriam pelo canto de seu olho.

Monteiro Júnior ressalta que o filme, que faz um casamento entre o documentário e a ficção, foi lançado em 2010 na sala Torquato Neto do Clube dos Diários e que a sala ficou tão cheia que muita gente não conseguiu entrar.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES