Projeto Ensaio Aberto convida Escolas para mergulho no clássico

Orquestra Sinfônica de Teresina realiza uma série de ensaios abertos gratuitos para alunos de escolas públicas

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Vários estudos comprovam que educação musical auxilia no desenvolvimento cultural e psicomotor, estimula o contato com diferentes linguagens, contribui para a sociabilidade e democratiza o acesso à arte. E justamente por isso, a partir de 2012, será conteúdo obrigatório em toda Educação Básica, de acordo com a Lei nº 11.769, de 18 de agosto de 2008. Mas enquanto a determinação não entra em vigor, a Orquestra Sinfônica de Teresina já dá a sua contribuição e realiza uma série de ensaios abertos, gratuitos, para alunos de escolas públicas e particulares sempre às ultimas sextas-feiras do mês. Os diretores interessados em levar seus estudantes devem agendar a data na coordenação do Palácio da Música.

De acordo com coordenador da Associação dos Amigos da Orquestra Sinfônica de Teresina, Abiel Bonfim, o projeto tem como objetivo aproximar os estudantes da música erudita, criando um público para esse tipo de apresentação, além de educar jovens musicalmente. ?Na ocasião, é explicado o funcionamento de uma orquestra, falamos dos autores e dos instrumentos e suas funcionalidades de forma didática?, relata.

O Ensaio Aberto acontece sempre às últimas sextas-feiras de cada mês, das 16h às 18h, e tem atraído várias instituições de ensino públicas e particulares. Segundo Abiel, as escolas que tiverem interesse em levar seus alunos devem agendar a visita no Palácio da Música.

A Associação dos Amigos da Orquestra Sinfônica de Teresina é mantida pela Prefeitura Municipal de Teresina por meio da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves, e com a presença de pais e professores, o intuito é que a música erudita torne-se um tema do cotidiano teresinense. ?Queremos levar este tema às salas de aula, às casas das

pessoas, à vizinhança...?, diz Aurélio Melo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES