Projeto Sonora Brasil traz Quarteto de Brasilia para tocar em Teresina e Parnaíba

Quarteto vai se apresentar no sábado, em Teresina, a partir das 19h30. No domingo, será a ver de Parnaíba. Entrada franca

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Piauí recebe, neste final de semana, o ?Quarteto de Brasília?. Os públicos de Teresina e Parnaíba poderão conferir um repertório recheado de músicas nordestinas, enfatizando as canções de Santoro e Guerra-Peixe. As duas apresentações fazem parte do projeto Sonora Brasil, desenvolvido pelo Sesc.

O projeto percorre todo o Brasil, difundindo cultura popular, erudita e folclórica. O Quarteto de Brasília, por exemplo, é considerado um dos mais importantes do país. Em sua trajetória, quase 25 anos, já se apresentou em vários estados do Brasil e em países das Américas, Europa e Ásia.

A primeira apresentação do Quarteto será neste sábado (14), às 19h30, no Sesc Teresina. E, no domingo, o público de Parnaíba poderá conferir o repertório da banda. A entrada das duas apresentações é franca.

Depois do ?Quarteto de Brasília?, o Sonora Brasil volta aos palcos piauienses nos meses de setembro e outubro. O primeiro espetáculo será o ?Quinteto Leão do Norte?, de Pernambuco. Em seguida, o ?Conjunto Gyn Câmera? se apresenta no Piauí através do Sonora Brasil.

Sobre os músicos:

Claudio Cohen ? Violino

Maestro e violinista, tem participado de forma ativa no cenário musical do país e do exterior, seja como solista, camerista, ou como artista convidado dos principais festivais de música do Brasil. É membro fundador da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro, onde atua na condição de spalla/solista. É violinista do premiado Quarteto de Brasília. Exerce a função de maestro titular da Orquestra Filarmônica de Brasília e é membro da Academia de Letras e Música do Brasil. Estudou violino com Marena Salles e Cecília Guida, tendo recebido também orientações de Paulo Bosísio e Rodolfo Bonucci.

Ludmila Vinecka ? Violino

Formou-se no curso superior de Violino do Conservatório de Praga. Foi contratada, em 1971, para integrar a Orquestra Filarmônica de São Paulo. Foi professora de violino na Escola de Música de Brasília e, posteriormente, na Universidade de Brasília. Em 2007, lançou o CD Guerra-Peixe/Aguiar, que contém a primeira gravação das sonatas de Guerra-Peixe, para violino e piano. Foi vencedora do concurso para spalla da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional de Brasília. Como solista, tocou sob a regência dos maestros Simon Blech, Claudio Santoro, Osvaldo Colarusso, Piero Bastianelli, Silvio Barbato e Emílio de César, entre outros.

Guerra Vicente ? Violoncelo

É bacharel em Violoncelo pela Escola Nacional de Música da Universidade do Brasil (atual UFRJ), onde também recebeu o prêmio Medalha de Ouro. Fez aperfeiçoamento no Conservatório Nacional Superior de Música de Paris. De 1972 a 1998, foi professor da Universidade de Brasília, onde implantou o curso de Violoncelo. Como solista e camerista, apresentou-se em 31 países das Américas, da Europa e da Ásia. Tem participação direta em 13 LPs e 20 CDs gravados para os selos Chantecler, Festa, Philips, CBS, Basf, RBM, GLB e Comep.

Glêsse Collet ? Viola

Natural do Rio de Janeiro, é bacharel em Violino e licenciada em Música pela Universidade de Brasília. Estudou na Escola Superior de Detmold (Alemanha), onde se graduou em 1982, na classe do Prof. Ernst Mayer-Schierning. É doutora em Música pela Universidade da Bahia. Primeiro lugar (viola) no concurso para instrumentistas da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional de Brasília, da qual foi spalla das violas em 1985 e 1986. Foi professora nos festivais de Campos do Jordão, Londrina, Curitiba, Juiz de Fora e Brasília. Atuou como solista em concertos regidos por Emílio de César, Elena Herrera, Sílvio Barbato e Gerald Kegelmann. Atualmente é subchefe do Departamento de Música da Universidade de Brasília.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES