Público lota o Teatro João Paulo II para acompanhar espetáculo pernambucano

A comédia de autoria de Antônio Alexandre e com a direção de Anildomá Willans, fala sobre Lampião, que ainda vivo, se envolve em uma briga, morre e chega ao inferno.

Público lota o Teatro João Paulo II para acompanhar espetáculo pernambucano | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O espetáculo pernambucano “A chegada de Lampião no inferno”, que é um clássico da literatura de cordel, encantou as dezenas de pessoas que na noite de ontem (09), lotaram o Teatro Municipal João Paulo II, que fica no bairro Parque Ideal, na zona Sudeste da capital Piauiense. A comédia de autoria de Antônio Alexandre e com a direção de Anildomá Willans, fala sobre Lampião, que ainda vivo, se envolve em uma briga, morre e chega ao inferno. Após sua chegada, ele entra em outra polêmica com os “cães” e o “diabo” para reinar no local.

A peça teatral foi inspirada no cordel homônimo de José Pacheco e a história tem início com Lampião ainda no sertão, falando de sua origem e como começou a vida no cangaço. Dentro do espetáculo, os atores misturam a literatura com o cenário político atual do Brasil, fato que arrancou muitas gargalhadas e aplausos daqueles que estiveram no teatro para conferir a apresentação dos artistas que percorrem o país levando ao povo um pouco da cultura nordestina.

Público lota o Teatro João Paulo II para acompanhar espetáculo pernambucano

Anildomá Willians conta que sempre foi um apaixonado por Literatura de Cordel e teatro, e que no ano de 1983, quando recebeu em suas mãos o texto que deu origem ao espetáculo, logo despertou o interesse de montar a peça que hoje faz sucesso em todo o Brasil. Aqui em Teresina não foi diferente, percebemos no olhar do público, a felicidade de quem via um pouco da história de Lampião com uma linguagem diferente, e isso segundo ele, deixou o elenco mais inspirado a retornar outras vezes a capital piauiense.

“Um ano após receber esse presente, circulamos durante três anos por várias cidades, comprovando o sucesso do espetáculo, que chega em 2023 com algumas reformulações para adaptá-la ao contexto político atual do nosso imenso país. Sobre Teresina, é sempre encantador vir aqui, pois somos bem acolhidos e o público faz questão de lotar nossas apresentações, tornando ainda melhor cada espetáculo, disse Anildomá Willians.

Para Antoniel Ribeiro, produtor cultural da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves (FMC), é sempre importante esse intercâmbio cultural entre os estados, pois de acordo com ele, garante às pessoas, fácil acesso a cultura brasileira, que é bastante rica e que conta com detalhes peculiares em cada região. Ele disse que neste momento Teresina recebe “Os Cabras de Lampião”, de Serra Talhada (PE), mas que no mês passado, a capital piauiense se destacou na capital paraibana com a apresentação da Orquestra Sanfônica de Teresina, que encantou o público de João Pessoa.

Público aprovou

Entre os que estavam no Teatro João Paulo II assistindo a apresentação, estava Sara Nascimento, que aproveitou a oportunidade para apresentar a casa de espetáculos a uma amiga que nunca havia frequentado o espaço. Ela conta que esse tipo de investimento, proporciona aos teresinenses a possibilidade conhecer de perto o trabalho de outros grupos culturais que fazem sucesso em seus respectivos estados.

“Ter acesso gratuito a esse tipo de apresentação é sempre importante, pois nem todo mundo tem condições financeiras ou tempo, para se deslocar para outros estados para assistir esses grupos. Está de parabéns a Prefeitura Municipal de Teresina por presentear a cidade com esse lindo espetáculo, espero que isso aconteça mais e mais, pois só assim, nosso povo vai poder ter acesso a cultura nacional”, disse Sara Nascimento.

Para a realização deste espetáculo em Teresina, o Grupo Os Cabras de Lampião contou com o apoio da Fundação Cabras de Lampião, Governo do Estado de Pernambuco, Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves e a Prefeitura Municipal de Teresina. Para conferir trechos do espetáculo através de vídeo e fotos, basta seguir a página @cultura_the no Instagram, por lá o cidadão também tem acesso a agenda cultural pública, bem como as oportunidades de cursos ligados à área da cultura.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES