Quando a prótese de silicone pode estourar

O trauma pode vir acompanhado de dor e hematomas

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Durante uma prova no reality show The Real World, da MTV americana, a participante Shauvon Torres, 24 anos, sofreu um acidente inusitado. Ao saltar em um lago, o impacto fez com seus implantes de silicone nos seios estourassem. Aos gritos, ela foi socorrida e levada ao hospital. Segundo reportagem da US Magazine, o fato a afastou do programa por recomendação médica.

O episódio suscita, no mínimo, uma questão entre as mulheres que têm ou desejam colocar silicone nas mamas: isso pode acontecer com qualquer uma? Segundo o cirurgião plástico Ubirajara Guazzelli, de São Paulo, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), o risco de uma prótese de silicione estourar sozinha é pequena. "Após seis anos de uso, a chance de romper espontaneamente é de 1% ao ano." Já o rompimento com trauma, como aconteceu com Shauvon Torres, é mais comum.

"Vejo isso ocorrer em acidentes automobilísticos ou pancadas muito violentas", disse o médico. Mesmo assim, a mulher não precisa se assustar, pois, segundo o cirurgião plástico, o gel usado nas próteses é coesivo, ou seja, semelhante à gelatina. Esse tipo de material - muito mais seguro que a versão líquida - evita que extravase para o organismo e cause complicações de saúde.

O trauma gera dor, sim, como aconteceu com a participante do reality show. E ela pode vir acompanhada de hematoma, deformidade na prótese (quando ela perde o formato arredondado) e grande inchaço. Guazzelli, portanto, alerta que qualquer um desses indícios podem indicar que a prótese se rompeu e, nesse caso, é hora de procurar um médico.

O melhor exame para constatar a suspeita de rompimento é a ressonância magnética de mamas. Se constatado, a prótese deve ser trocada, mas não se trata de um procedimento urgente. "Exceto se tiver sangramento dentro da mama. Nesse caso, o sangue precisa ser drenado rapidamente", afirmou Guazzelli.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES