Remover a maquiagem é hábito simples que traz benefícios à pele

Menos de dez minutos é o tempo médio que demora a remoção de uma maquiagem.

Remover a maquiagem deixa a pele respirar e evita a formação da "acne cosmética". | Thinkstock
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na hora de se maquiar, é comum as mulheres irem parar o espelho e perderem todo tempo do mundo, sem crise. No fim do dia, ao voltar do trabalho ou da balada, no entanto, o entusiasmo vai embora e muitas vezes remover a maquiagem se torna um sacrifício, seja por preguiça, cansaço ou, o que é pior, por hábito.

?É importante retirar a maquiagem para desobstruir os poros e deixar a pele respirar. Dormir com o rosto maquiado pode deixar a pele mais oleosa, tanto é que existe um tipo de acne, conhecida como acne cosmética, causada pelo entupimento dos poros, devido ao uso regular de produtos oleosos?, explica a dermatologista Paula Penna, de São Paulo.

?Isso acontece principalmente por causa da base e do pó compacto que são os produtos que mais ficam acumulados nos poros e, com o tempo, levam ao aparecimento de cravos, espinhas e milia (um tipo de cravo). Além disso, as máscaras para cílios podem ressecar os fios e quebra-los?, completa a dermatologista Vanessa Metz, do Rio de Janeiro, membro da Sociedade Brasileira e da Academia Americana de Dermatologia.

Menos de dez minutos

Esse é o tempo médio que demora a remoção de uma maquiagem mais elaborada, portanto dá perfeitamente para driblar a preguiça. Se o make for simples, então, como o básico que usamos no dia a dia, não é preciso nem cinco minutos. ?O ideal para remover a maquiagem é um bom demaquilante, que pode ser loção, espuma de limpeza, gel, líquido ou bifásico, que combina bases de água e óleo, além dos lencinhos umedecidos, que são muito práticos?, sugere Vanessa Metz, que recomenda sempre lavar o rosto, depois de se retirar a maquiagem, com um sabonete suave ou para peles sensíveis. ?Nada de sabonetes que ressequem muito a pele nesse momento, como os antissépticos com triclosan ou os antiacneicos que contêm enxofre ou ácido salicílico?, alerta a médica.

Quanto ao tipo de pele, os demaquilantes em gel ou líquidos à base de água são indicados para quem tem pele sensível ou com acne, mas têm a desvantagem de não retirar maquiagem muito pesada. Já os bifásicos ou trifásicos são mais eficientes para remover produtos mais resistentes e podem ser usados na pele normal e seca. Os cosméticos à prova d?água devem ser removidos com um demaquilante próprio para este fim.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES