Rendas e bordados do Piauí são exibidos no Projeto Talentos do Brasil

As artesãs das cidades de Buriti dos Lopes e Ilha Grande terão suas peças lançadas no dia 16 deste mês na Feira da Agricultura Familiar

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As artesãs das cidades de Buriti dos Lopes e Ilha Grande, no norte do Piauí terão suas peças lançadas no dia 16 deste mês na Feira da Agricultura Familiar, Fenacra, numa iniciativa do Projeto Talentos do Brasil, que acontecer em Brasília.

?Durante uma semana as estilistas Patricia Coelho Guerra, Clarissa Coelho Guerra e o assistente Paulo Guerra desenvolveram coleções em rendas e bordados e que vão para o catálogo Talentos do Brasil 2010?, informa a Gestora do Projeto de Artesanato da Região Norte, Lúcia Carneiro. Foram criados 25 looks com aplicações em rendas de bilro e bordados.

?Fizemos vestidos, blusas, saias, tudo em ponto cruz aplicado. Aprendemos muito e a expectativa em relação ao desfile e ao catálogo é a melhor possível. O nosso tema foram pássaros e garças?, explica a presidente da Cooperativa das Bordadeiras Lili Escórcio de Buriti dos Lopes, Ivanilde Cardoso de Araújo. Em Buriti dos Lopes existem 26 bordadeiras ligadas à cooperativa.

Para a presidente da Cooperativa das Rendeiras do Delta do Parnaíba, de Ilha Grande, Alessandra da Costa Silva, a capacitação dos estilistas foi ótima porque estimulou a criatividade do grupo formado por quarenta rendeiras.

?Foi ótimo, pois serviu para aprimorar o meu trabalho, motivar a nossa criatividade. Criamos peças para blusas, calças, nas cores preto,branco, laranja e vermelho, tendo como tema o pássaro Guará.? informou Alessandra. Essa coleção também será apresentada em Paris, em setembro deste ano.

Atualmente, o Talentos do Brasil une cerca de duas mil artesãs e artesãos do meio rural de 12 estados brasileiros: Amazonas, Bahia, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Tocantins. São 15 grupos organizados em cooperativas, que juntas, formam a Cooperativa Nacional Marca Única ? Cooperúnica.

Desenvolvido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário, MDA desde 2005, o Projeto Talentos do Brasil conta com as parcerias do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e do Programa Texbrasil (ABIT e APEXbrasil) e com o apoio da Agência de Cooperação Alemã (GTZ), da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer) e do Ministério do Turismo (MTur).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES