Retirar a cutícula é um ato de higiene ou incorre em riscos? saiba mais!

Fazer as unhas é uma verdadeira mania nacional.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Fazer as unhas é uma verdadeira mania nacional. O hábito ganhou mais adeptas desde que a indústria da beleza colocou no mercado uma gama sem fim de cores de esmalte e adereços que criaram inúmeras técnicas para diversificar o ritual. Uma questão, no entanto, permaneceu no ar: retirar as cutículas é um ato de higiene ou incorre em riscos para os adeptos?

Para algumas brasileiras, retirar a cutícula é um item obrigatório antes da esmaltação. Elas acreditam que a cutilagem dá às unhas um acabamento melhor. Nos Estados Unidos e em países da Europa as mulheres ? inclusive as famosas - se recusam a retirá-las. A atriz e produtora Christiana Guinle é uma das raras exceções nacionais. ?Estou sem retirar as cutículas há quase um ano. Essa decisão foi em função da minha personagem, a Carlota de Lado a Lado. Acredito que a magia mora nos detalhes e para um folhetim de época, achei necessário?, explica Chris, que aprendeu a ser detalhista durante sua formação na Royal Shakespeare Company, em Londres. "Às vezes acho a mão feia, mas em outros tempos achava que era apenas uma questão cultural. Então, a beleza está no olhar e na sabedoria de cada um", avalia.

O que a atriz tomou como ferramenta de trabalho é, na realidade, uma atitude recomendada pelos dermatologistas. Segundo a médica Juliana Neiva ? que cuida de famosas como Paolla Oliveira, Carol Castro e Bruna Marquezine?, a cutícula é uma barreira de proteção do corpo que ajuda a evitar contaminações. ?Sem a proteção, a entrada de fungos e bactérias fica facilitada. Há também o perigo de infecções importantes, a transmissão do vírus da hepatite, quando os instrumentos não são devidamente esterilizados. Há traumatismo com a ponta do alicate que pode até causar alteração na aparência e no crescimento da unha?, alerta.

Se o alicate for o melhor amigo de sua unha, não se apavore! Há maneiras de melhorar a aparência da mão, sem necessariamente ter que arrancar a pequena faixa de pele que existe na base. Segundo Rosa Maria Batista - manicure de estrelas como Juliana Paese Alessandra Negrini ? o segredo é a hidratação. ?Quem tem pele fina, não precisa realmente tirar a cutícula. Para a pele grossa, indico a Cera Nutritiva da Granado três vezes ao dia pelo tempo que for necessário. A regra é clara: quanto mais se tira a cutícula, mais ela cresce. Ao encerrar o processo e hidratar, o aspecto vai melhorar muito?, ensina Rosa, manicure há 20 anos e que trabalha no Crystal Hair do Leblon, Zona Sul Carioca. A dica é endossada pela doutora Juliana. ?O mercado de unha cresceu demais e foram lançados muitos produtos específicos para a hidratação de unha e cutícula. Há opções em gotas, creme e sérum para deixar as mãos maravilhosas?, atesta a médica.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES