Rio de Janeiro conhece escola que será a grande campeã do carnaval 2014 ainda nesta quarta-feira

O desfile das campeãs acontece no sábado (8), no Sambódromo.

Apuração do carnaval do Rio acontece nesta quarta (8); Portela foi um dos destaques deste ano | Alexandre Durão/G1
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Liga das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa) sorteia nesta quarta-feira (5), às 12h, a ordem da abertura dos envelopes com os quesitos julgados nos desfiles do Grupo Especial do carnaval. A apuração está marcada para 16h na Avenida Marquês de Sapucaí, onde será conhecida a agremiação campeã de 2014. O desfile das campeãs acontece no sábado (8), no Sambódromo.

As escolas do Grupo Especial foram julgadas em 10 quesitos: alegorias e adereços, fantasias, enredo, evolução, samba-enredo, comissão de frente, mestre-sala e porta-bandeira, harmonia, bateria e conjunto. O último quesito que tiver suas notas divulgadas será usado como critério de desempate. Caso o empate permaneça, o desempate será feito pelo quesito anterior e assim sucessivamente.

As seis escolas melhores colocadas vão participar do desfile das campeãs, no sábado (8), e a última na classificação será rebaixada para a Série A. A agremiação campeã da Série A vai disputar o Grupo Especial em 2015. A TV Globo transmite ao vivo, a partir de 15h45, a apuração do carnaval do Rio.

Os presidentes das 12 escolas da elite do carnaval participarão da reunião na sede da Liesa, no Centro. Em seguida, eles seguirão para o Sambódromo para acompanhar a apuração. As arquibancadas populares, setores 12 e 13, na Praça da Apoteose serão abertas para o público assistir à abertura das notas.

Beija-flor, Salgueiro e Mangueira se destacam no 1º dia

O primeiro dia do desfile de escolas de samba do Grupo Especial do Rio foi marcado por homenagens à História do Brasil e às tradições herdadas pelos povos africanos. Seis escolas passaram pela Sapucaí entre a noite de domingo (2) e madrugada desta segunda-feira (3): Império da Tijuca, Grande Rio, São Clemente, Mangueira, Salgueiro e Beija-Flor.

Duas delas (Grande Rio e Mangueira) falaram sobre o Descobrimento do Brasil em suas comissões de frente. A cultura africana permeou a maior parte do desfile da Império da Tijuca, mas também foi retratado novamente na Mangueira e no desfile do Salgueiro. Todas as escolas mostraram criatividade na hora de trazer elementos acrobáticos e efeitos especiais. Na São Clemente, até piscinas de plástico subiram nas alegorias. Acrobatas se apresentaram em um canhão humano na Grande Rio. Houve tirolesa na Mangueira e uma artista chegou a "levitar" em uma alegoria do Salgueiro, graças a um truque mecânico.

Ilha, Imperatriz, Tijuca e Portela contagiam público no 2º dia

O segundo e último dia de desfiles do Grupo Especial do Rio foi marcado por exibições empolgantes e bem executadas na Sapucaí. Seis escolas passaram pela avenida na noite de segunda-feira (3) e madrugada de terça (4): Mocidade Independente, União da Ilha, Vila Isabel, Imperatriz, Portela e Unidos da Tijuca. Com temas variados, as escolas cantaram sobre assuntos universais, como a infância, na União da Ilha, nacionais, como a pluraridade brasileira da Vila Isabel, e locais, como o Centro do Rio, enredo da Portela. Mas metade dos temas foram homenagens a personalidades: A Imperatriz trouxe Zico para a avenida e a Unidos da Tijuca lembrou os 20 anos da morte de Ayrton Senna. O carnavalesco Fernando Pinto foi a inspiração para a Mocidade.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES