Roupas com compressão melhoram desempenho do atleta

Essas peças aumentam a pressão sobre o músculo, reduzindo a largura das veias.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER


As roupas com alta compressão surgiram no mundo fitness com boas promessas. "No contexto esportivo, o principal objetivo do uso da meia compressora é melhorar o desempenho do atleta e proporcionar boa recuperação após o esforço físico", explica Ivanésio Merlo, cirurgião vascular da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV).

Essas peças aumentam a pressão sobre o músculo, reduzindo a largura das veias e melhorando a circulação sanguínea. Por isso, as roupas com alta compressão podem ser uma ótima pedida para quem sofre com as dores depois do treino. "A literatura sugere que essas meias podem produzir certo benefício indireto, com menores níveis de ácido lático após a atividade, redução de trauma muscular e melhora no desempenho e no retorno venoso", complementa o especialista.

Na teoria, a aposta é certeira, mas na prática nem tanto. Ainda existem poucos estudos sobre o assunto e eles são controversos. Uma pesquisa realizada por Turíbio de Barros, do Centro de Medicina da Atividade Física da Universidade Federal de São Paulo, mostrou que o uso de roupas de alta compressão em velocistas e ciclistas melhorou o desempenho entre 5% a 7%. No entanto, uma outra pesquisa realizada na Universidade de Indiana, nos Estados Unidos, mostrou que as peças não tiveram efeito em corredores.

Com benefícios ou não, uma coisa é certa: as roupas de alta compressão aumentam o conforto na hora do treino, principalmente a corrida, pois seguram os músculos e a gordura, evitando que balancem demais.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES