Saiba como preparar os seios para amamentação do bebê

Saiba como preparar os seios para amamentar

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O momento do pré-natal costuma ser de preparação. O bebê que está chegando merece atenção, mas a mamãe também deve avaliar sua saúde e seguir algumas recomendações. Alvo de reclamações, os seios costumam incomodar algumas mulheres antes e durante o período da amamentação, mas alguns cuidados simples ajudam a evitar fissuras e não deixar que eles fiquem rachados.

A atenção deve ser especial com os mamilos. Normalmente sensíveis, devem ser avaliados pelo obstetra para a recomendação adequada de exercícios ou produtos para hidratação. ?A mulher deve conversar com o médico e expor o que sente. Ele vai avaliar o seio e os mamilos para garantir que fiquem mais resistentes e que, quando chegar o período de amamentação, ela não sofra?, garante a Dra. Adriana Garrido, professora de Ginecologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília (UnB).

Exercícios simples e eficazes

A causa dos seios rachados e com fissuras está na falta de resistência dos mamilos. Normalmente, os bebês sugam bastante e a pele da mãe, que não tem costume, sofre as consequências. ?Mas não é preciso esperar a amamentação para descobrir o que fazer. Durante a gravidez, a mamãe pode preparar os seios?, afirma Dra. Adriana.

Os exercícios sugeridos pelo médico resumem-se em puxar os mamilos para fora e massageá-los com as pontas dos dedos suavemente. Segundo a Dra. Adriana, os movimentos são simples, mas devem ser orientados pelo ginecologista que está acompanhando a gestação. Os cuidados normalmente são estendidos pelos nove meses para garantir que a mulher não sinta dores após o nascimento da criança.

Durante o banho

Uma forma bastante simples de tornar os mamilos mais resistentes é durante o banho passar uma toalha ou bucha vegetal na região com movimentos leves. ?A gestante deve massagear o seio levemente com um dos dois tecidos. É importante lembrar que o propósito não é machucar a pele, nem irritá-la, apenas fazer uma espécie de esfoliação de baixa intensidade?, explica Adriana.

Outra indicação é usar produtos a base de lanolina. Existem cremes e óleos que podem ser usados. A professora diz que a substância não é obrigatoriamente a mais indicada para as pacientes, mas muitas mulheres gostam do resultado, pois além de tornar o mamilo mais resistente, hidrata a pele.

Banho de sol

Nos horários adequados, entre 8h e 10h e a partir das 16h, as mamães também podem se expor ao sol, que faz bem à pele e para à saúde da mulher, ajudando na resistência e hidratação dos seios. Além disso, a vitamina D produzida no organismo pelo contato com o sol ajuda na fortificação de ossos, evitando problemas como o raquitismo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES