Nutricosméticos: cosméticos em cápsulas

Os cosméticos em cápsulas agem em favor dos cabelos, da pele e da firmeza do corpo

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os cosméticos em cápsulas, também chamados de nutricosméticos, estão ganhando espaço no mercado da beleza. Com venda livre em farmácias, perfumarias e lojas especializadas, eles agem mais como um suplemento do que como medicamento, potencializando os efeitos positivos dos cremes hidratantes e de uma alimentação saudável.

É por esses e outros benefícios que o cosmetólogo Maurício Pupo diz que “os nutricosméticos são a grande inovação do mundo da beleza”. - Eles começam a proteger e tratar a pele de dentro para fora, fazendo com que todo o tratamento de beleza fique mais completo - o que não quer dizer que são mais poderosos que um creme normal, mas que devem ser usados em conjunto. Os nutricosméticos também agem de forma a equilibrar o déficit nutricional da pessoa, como falta de proteínas, vitaminas ou minerais, e combatem o excesso de radicais livres no corpo.

- O princípio básico do nutricosmético é que é baseado em uma substância normalmente já utilizada pelo nosso corpo para realizar a função de proteger e regenerar a pele e os cabelos. Sendo assim, qualquer pessoa que não possua problemas de saúde pode consumi-los, mas é sempre bom consultar um dermatologista antes de começar o tratamento. Amenizar a celulite, diminuir a queda capilar, melhorar o aspecto da pele, evitar a flacidez, fortalecer as unhas, proteger o corpo dos raios solares e prolongar o bronzeado são alguns dos benefícios mais comuns prometidos pelos cosméticos em cápsulas.

Mas será que, se apenas tomarmos esse suplementos, já perceberemos diferenças em nossa beleza? - Um estudo revelou que pessoas que ingeriram 18g de cacau em pó puro, que é diferente de chocolate, obtiveram melhora na aparência das rugas, na hidratação e até na vascularização da pele. Tudo isso sem usar creme algum. Porém, se essas pessoas tivessem associado o tratamento a um bom creme anti-idade, os resultados poderiam ter sido muito melhores.

Isso tudo é importante para perceber o quão melhor é trabalhar com tratamentos associados, mesmo que um deles isoladamente já traga benefícios ao corpo. Outra categoria de produtos embelezadores são os aliméticos, que não são cápsulas, mas alimentos – balas de colágeno e bebidas, que têm os mesmos objetivos dos nutricosméticos, mas, segundo Pupo, é interessante reconhecer as limitações desses produtos.

Além disso, eles não substituem os alimentos de uma dieta balanceada, servindo apenas como complemento. - Os aliméticos possuem concentrações muito mais altas de elementos vitais para nosso corpo e pele, mas é importante que eles sejam formulados com base científica e que tenham eficácia comprovada por testes sérios, que devem ser indicados na embalagem. Eventualmente, podem surgir no mercado produtos que estejam mal formulados e que não supram as necessidades do corpo e, consequentemente, da pele e dos cabelos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES