8ª edição: Salipi inicia suas programações

Maior evento literário do Piauí inicia com intensa programação

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

De 31 de maio a 6 de junho o Complexo Cultural da Praça Pedro II será palco do maior evento literário do Estado, o Salão do Livro do Piauí, cuja programação acontece em paralelo ao 13º Língua Viva. Em sua 8º edição, o evento homenageia o escritor picoense Fontes Ibiapina, e ainda serão lembrados o centenário de nascimento de Rachel de Queiroz, escritora cearense, e o centenário de morte de Joaquim Nabuco, intelectual pernambucano.

A abertura do evento será às 8h com apresentação do grupo Ijexá, seguida às 10h com a "Fontes Ibiapina: A trajetória de sua escrita", palestra proferida pela Profa. Dra. da UESPI, Márcia Edlene, e pela Profa. Dra. da UESPI, Maria Celestina, que iniciam a programação do 13º Seminário Língua Viva.

À tarde, às 14h, o Prof. Dr. da UFC, Fernando Ferraz, fala sobre ?Estágio: risco do vínculo de emprego?. Às 16h, a Profa. Dra. da UFPI, Beatriz Gama, discute o ? Ensino a distância e formação de professores no Piauí?. Fechando o primeiro dia, às 19h, o escritor Affonso Romano profere palestra sobre ?Eu, Affonso... meu país, meu pensamento, minha poesia".

A praça Pedro II recebe ainda o Bate-Papo Literário, que conta com lançamentos e discussões literárias a partir das 10h. Comandando pelo professor Luiz Romero, um dos organizadores do Salão, o espaço contará com a presença de autores estreantes e consagrados, como Assis Brasil, Salgado Maranhão e Paulo José Cunha.

A programação do primeiro dia encerra com show da cantora piauiense Patrícia Mellodi, que se apresenta no palco do Theatro 4 de Setembro às 22h com o show ?Singular?, dedicado aos profissionais da imprensa.

O Salipi contará ainda com uma programação especial para o público infantil no Circo das Letras e no Espaço Criança Liz Medeiros, além de exposições no Clube dos Diários, exibição de filmes e a presença de livreiros de todo país.

Affonso Romano receberá título de Cidadão Piauiense

No primeiro dia do Salão do Livro do Piauí ( SALIPI), Affonso Romano receberá o título de Cidadão Piauiense, às 10 horas na Assembleia Legislativa do Piauí. A proposta foi feita pelos deputados Wilson Brandão (PSB) e Flora Izabel (PT).

?O Piauí foi uma das mais felizes descobertas da minha vida.O Estado é o berço de grandes nomes da cultura brasileira. Fico muito feliz com esse título, me sinto muito honrado?, revelou Affonso Romano.

Professor, cronista, jornalista, poeta e ensaísta, o homenageado tem se destacado no âmbito da cultura brasileira. Natural de Belo Horizonte, onde nasceu em 1937, Sant?Anna teve participação ativa nos movimentos que transformaram a poesia brasileira.

Também integrou os grupos de vanguarda, onde seu nome apareceu nas principais publicações culturais e movimentos políticos e sociais do País. Foi considerado pela revista ?Imprensa? , em 1990, como um dos dez jornalistas mais influentes do Brasil. Affonso Romano de Sant?Anna contribuiu para melhorar o nível dos professores e estudantes em todo o País. Já participou do Salão do Livro do Piauí, onde fez palestras como convidado, em Teresina.

O poeta trabalhou no Jornal do Brasil, Revista Senhor, Veja, Isto É, O Globo, e foi cronista da extinta Revista Manchete. Foi presidente da Biblioteca Nacional (a oitava biblioteca do mundo) lançou vários programas de alcance intelectual. O Escritor participou de festivais internacionais de poesia em Israel, Medellín, Bogotá, Caracas, México, Buenos Aires, Santiago do Chile e Dublin.

?O Salipi é uma oportunidade para descrever minha trajetória literária: minha poesia, os meus ensaios, as minhas crônicas e a minha participação direta na política. Vou falar dos meus projetos poéticos pensantes?, enfatiza Affonso Romano de Sant? Anna, palestrante carioca.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES