Shakira não abre mão do salto alto nem grávida; veja

Entenda os riscos desse hábito

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Grávida de seis meses de seu primeiro filho com o jogador de futebol Gerard Piqué, Shakira mostrou que não abriu mão dos sapatos de salto alto mesmo com a barriga bem pronunciada. Na quarta-feira (24), a cantora colombiana foi fotografada equilibrando-se em uma sandália de salto fino durante um passeio por Barcelona.

"Não é recomendável que gestantes usem sapatos de salto alto?, afirma o ginecologista e obstetra Eduardo Cordioli, coordenador da maternidade do Hospital Albert Einstein, em São Paulo.

Grávidas sofrem de um processo chamado embebição gravídica. Suas juntas ficam cheias de líquido, o que as tornam mais flexíveis. "A função desse fenômeno é preparar a pelve para o parto, mas ele acontece no corpo inteiro", declara Patrícia Rossi, membro da Sogesp (Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo). Com as juntas mais flexíveis, aumentam os riscos de lesões nos tornozelos e nos ligamentos dos pés.

Além da embebição, a mulher grávida tem o eixo de equilíbrio deslocado por causa do crescimento da barriga, o que ainda afeta a forma como ela anda ?normalmente, com as pernas um pouco afastadas. A combinação desses fatores com o uso de salto alto é um risco aumentado de queda e de agravamento de dores nas costas, problema comum na gestação.

De acordo com Cordioli, não há consenso médico sobre uma altura máxima nem formato para que o salto alto seja usado de forma segura na gestação. Mas Patrícia sugere um limite: "Saltos com, no máximo, cinco centímetros, e estou sendo generosa. Há quem fale em apenas três. E de preferência de bases mais largas, como o anabela".

Patrícia afirma, ainda, que a gestante que quer usar salto alto deve fazer isso apenas por um curto período de tempo. "É melhor deixar para usar em uma festa em que sabe que vai passar a maior parte do tempo sentada", exemplifica.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES