Site de amizade só aceita ricos e abriga high society da Web

Site de amizade só aceita ricos e abriga high society da Web

Site de amizade só aceita ricos e abriga high society da Web | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Enquanto as maiores redes de relacionamento da internet planejam estrat?gias mirabolantes e disponibilizam novos recursos para ganhar mais e mais adeptos, o site aSmallWorld (um pequeno mundo) entra na contram?o de tudo isso. Todos os dias recusa, sem d?, novos membros e expulsa outros, que n?o seguem ? risca o manual de boas maneiras do site.

Criado em 2004, o aSmallWorld (ou ASW) s? quer saber de quem ? rico, famoso e/ou influente. Fazem parte desse clubinho virtual o cineasta Quentin Tarantino, o jogador de golfe Tiger Woods, a modelo Naomi Campbell e o cantor James Blunt. Gente com linhagem real e sobrenomes tipo Forbes e Trump tamb?m valem.

"N?o sou artista nem milion?ria, mas falo ingl?s fluentemente e adoro viajar. Deve ser por isso que me convidaram", comemora uma estudante paulista, que pediu para n?o ser identificada com medo de ser banida do ASW, onde tem quatro amigos. "No Orkut tenho mais de 300", diz.

As regras s?o claras. Quem teve o privil?gio de entrar numa comunidade t?o restrita n?o pode avacalhar. Por isso, s?o proibidos perfis fakes, informa?es mentirosas e fuxicar a p?gina alheia.

Pouqu?ssimos t?m direito a convidar novos usu?rios. E pior ainda: se fizer a ?ntima com os famosos, ser? expulso. Foi o que aconteceu com Talal bin Laden, 22, que mora na Su??a. Ele achou que poderia trocar uma id?ia com Paris Hilton e perdeu de vez o acesso ao ASW.

"Temos que ser assim porque queremos uma sociedade civilizada dentro do aSmallWorld e a internet, definitivamente, n?o ?", disse por telefone ao Folhateen Erik Wachtmeister, que resolveu criar o site para manter contato com os amigos quando viajava.

Hoje, o ASW tem 300 mil usu?rios. Um n?mero pequeno perto dos cerca de 50 milh?es, que tanto o Facebook quanto o Orkut t?m. A diferen?a ? que a maioria deles tem despesas mensais astron?micas e nasceu em algum pa?s da Europa (veja quadro). Os brasileiros n?o chegam nem a 1%.

Mais do que a troca de mensagens, o site disponibiliza servi?os como guias de cidades, endere?os de lojas e sal?es de beleza, a hora local das principais capitais e dicas de filmes e viagens. A ferramenta "Geolocator" facilita encontros entre os usu?rios. Vai dar um pulinho em Hong Kong ou Paris na semana que vem? Digita l? que voc? descobre quem estar? na mesma rota que voc?.

Nos f?runs, nada de debates pol?ticos acalorados. Ali, no lugar onde s?o divulgadas baladas que acontecem pelos quatro cantos do mundo, funciona uma esp?cie de classificados. Hoje tem gente atr?s de uma bab? em Dubai, alugando mans?es de cinema e at? vendendo uma ilha. De olho nessa clientela, marcas de luxo, como Cartier, Land Rover, Mo?t & Chandon e Montblanc, aproveitam o espa?o para anunciar seus produtos car?ssimos.

"Uma afronta"

O advogado paulista Luciano Santos nunca recebeu um convite para participar do ASW nem sabe se tem algum amigo l?, mas criou em setembro uma comunidade no Orkut (com 12 integrantes at? a semana passada) com o mesmo nome do site. A diferen?a ? que, l?, qualquer um ? aceito, independentemente do que tem na conta banc?ria.

"Acho que reunir os ricos e famosos ? uma afronta ? situa??o que vivemos no mundo com mis?ria, pobreza e que gera viol?ncia e outros males", diz o advogado, que ? dono tamb?m das comunidades "Reforma Pol?tica" e "Lei 9840" (contra a corrup??o eleitoral).

Mas, se um dia, por algum acaso, aparecer um convitinho na caixa postal de Luciano para fazer parte desse clube priv?? "Eu recuso", garante.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES