Site do Sisu ultrapassa a marca de 1 milhão de inscritos

Sistema apresenta problemas desde que as inscrições foram abertas no domingo

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Até as 18h desta terça-feira (18), o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) registrou cerca de 1 milhão de inscritos. O número representa quase um terço do total de candidatos que participaram do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2010: 3,3 milhões de estudantes.

Medicina é disparado o curso mais procurado pelos estudantes inscritos no sistema. Em primeiro lugar está a UFABC (Universidade Federal do ABC) que já recebeu mais de 9.300 inscrições para 1. 500 vagas disponíveis.

Em seguida vem a UFC (Universidade Federal do Ceará), com 8.706 candidatos disputando 300 vagas.UFRJ ( Universidade Federal do Rio de Janeiro) e a UFPel (Universidade Federal de Pelotas aparecem em terceiro e quarto lugar na lista dos mais procurados.

Criado pelo MEC (Ministério da Educação) no ano passado, o Sisu unifica a oferta de vagas em instituições públicas de ensino superior. Nesta edição, são mais de 83mil vagas em 83 escolas.

As inscrições começaram no domingo (16) e foram prorrogadas até quinta-feira (20). Os estudantes relataram problemas de acesso à página de inscrição do Sisu na internet, que estava sobrecarregada em função do grande número de acessos. De acordo com o ministério nesta terça não foram registrados problemas no sistema.

Na segunda-feira (17) à noite, após manutenção dos equipamentos do sistema, os alunos que acessaram o Sisu se depararam com páginas de inscrição de outros candidatos. Mas o MEC negou que tivesse ocorrido ?vazamento de dados? e diz que as informações não puderam ser alteradas por outros estudantes nesse período.

Processos

A DPU (Defensoria Pública da União) e o MPF (Ministério Público Federal ), ambos os órgãos no Ceará, entraram na Justiça contra o Sisu .

Os órgãos pedem que a divulgação dos resultados do processo seletivo sejam suspensos e os candidatos do Enem possam ter acesso ao espelho da folha de resposta das provas e direito a recurso das notas.

Um grupo de estudantes procurou a Defensoria Pública alegando que fez a prova, mas a nota aparece em branco no sistema. A instituição também pede, em caráter liminar, que as inscrições para o Sisu sejam suspensas ou adiadas até que o problema seja resolvido.

De acordo com o MEC, quando o resultado do Enem aparece em branco é porque o candidato não marcou as respostas corretamente ou errou a cor do caderno de questões, ao marcar as soluções no gabarito.

Os candidatos foram alertados ? em programas de TV e outros comunicados ? que, caso as orientações do Enem não fossem seguidas, a nota da prova seria anulada. De acordo com o MEC, há cerca de 10 mil alunos que não marcaram a cor do caderno.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES