Sobem para 12 os casos de dengue tipo 4 em RR

Vírus voltou a circular no Brasil depois de 28 anos

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Secretaria Estadual de Saúde de Roraima informou nesta segunda-feira (27) que subiu para 12 o número de casos de dengue tipo 4 no Estado - até agosto eram apenas três casos.

Depois de 28 anos, esse sorotipo viral voltou a entrar no Brasil. Os tipos mais comuns de dengue no país são o 1, 2 e 3. O retorno da circulação do vírus tipo 4 serviu de alerta para as autoridades de saúde, pois boa parte da população brasileira, em especial crianças e jovens, não tem imunidade contra esse vírus.

Além disso, a circulação do vírus aumenta as chances de disseminação de formas mais graves da doença, principalmente a dengue hemorrágica, que pode matar. No início do mês, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, declarou que a doença está contida no Estado e que não há evidências de que o vírus tenha se espalhado para outras partes do país.

Dentre os 12 casos de dengue tipo 4 confirmados em Roraima, dez são de Boa Vista, capital do Estado, e dois do município de Cantá. As vítimas passam bem. O Instituto Evandro Chagas (IEC), de Belém (PA), analisou amostras de 70 casos suspeitos da doença.

Desde janeiro foram confirmados 6.383 casos de dengue em Roraima. São 6.125 clássicos - incluindo os 12 casos do tipo 4 -, 181 com complicações e 77 com febre hemorrágica. No ano passado, de janeiro a setembro, foram confirmados 2.878 casos.

As autoridades sanitárias decidiram intensificar as ações na Vila Central, em Cantá, com busca ativa e eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti. Na sede de Cantá, as atividades de limpeza, orientação e visita às residências foram feitas no mês passado.

Em Boa Vista, 140 agentes de endemias vão visitar as casas dos bairros 13 de Setembro, Senador Hélio Campos, Dr. Silvio Leite e Jóquei Clube, com o objetivo de eliminar os criadouros e alertar os moradores do risco de proliferação da doença.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES