Sobrepeso aumenta riscos durante gravidez

também. Além disso, estas gestantes teriam mais chances de apresentar diabetes gestacional, hipertensão, pré-eclâmpsia

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um estudo publicado recentemente no jornal americano ?Nursing for Women?s Health?, mostra que os bebês de mulheres que engravidaram obesas correm mais risco de sofrer má formações, assim como de se tornarem obesos na vida adulta também. Além disso, estas gestantes teriam mais chances de apresentar diabetes gestacional, hipertensão, pré-eclâmpsia e hemorragia no pós-parto.

Segundo o ginecologista e obstetra, Aléssio Calil Mathias, diretor da Clínica Genesis, o excesso de peso também potencializa alguns desconfortos comuns na gravidez, como dificuldades para respirar e andar. ?Isso porque há um maior esforço cardiovascular para suportar os quilos a mais?, diz. ?O peso do abdômen também causa dores nas costas e nas pernas, aumentando a sensação de cansaço?.

A obesidade também aumenta o risco de morte materna. No Reino Unido, por exemplo, estatísticas recentes mostram que metade das mulheres que faleceram por causa de doenças na gravidez ou no parto eram obesas. Segundo o relatório, o risco é entre quatro e cinco vezes maior, tanto para a mãe quanto para a criança.

Por isso, se a mulher está acima do peso e pretende engravidar, será preciso, primeiramente, tomar uma medida preventiva. ?Controlar o ganho de peso na gravidez é um ato de responsabilidade. E, algumas vezes, isso não significa apenas manter uma dieta equilibrada. É preciso lembrar que a obesidade é multifatorial, ou seja, não tem apenas uma causa?, diz a endocrinologista Silvia Mizue, que também integra o corpo clínico da Clínica Genesis. Portanto, caso seja essa a sua situação, nada de pensar em engravidar primeiro e emagrecer ?de uma vez? depois. Procuro assistência médica e tenha uma gravidez tranquila e, acima de tudo, saudável.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES