<u>Cabelos</u>:Solucione dúvidas sobre hidratação

Dicas para não gastar demais com os produtos que mantêm os fios saudáveis e melhorar os resultados desse tratamento

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O cabeleireiro Marcos Vianna lista os rituais diários para você manter o cabelo hidratado, com brilho e com crescimento saudável. Entre as orientações, Marcos afirma que não é preciso fazer hidratações apenas nos salões para manter as madeixas nutridas. Confira:

Fazer hidratação caseira funciona?

Sim, desde que a cliente siga corretamente a orientação de um bom profissional, capacitado, quanto ao produto indicado e maneira de usá-lo. Produtos comprados em perfumarias, farmácias, mercados sem uma boa orientação nem sempre trazem bons resultados, até porque para potencializar o efeito os salões dispõem de recursos e equipamento especializado para isso. O ideal é consultar o profissional que irá recomendar os melhores produtos para hidratar os fios em casa.

De quanto em quanto tempo deve-se hidratar os fios em casa? E no salão?

Todo cabelo requer hidratação. Uma vez por semana, é aconselhável fazer uma hidratação leve em casa, para um cabelo saudável. Para cabelos danificados só hidratar não resolve. Ele requer um tratamento mais profundo que repõe a queratina - o principal aminoácido de formação do fio de cabelo - além de antioxidantes, ácido-graxos essenciais e hidratantes botânicos.

Posso trocar o condicionador pelo creme hidratante?

Sim, dependendo da qualidade do produto. Existem cabelos que precisam de um condicionamento mais hidratante. Para cabelos mais oleosos com o pH mais ácido, um condicionador específico é o suficiente. Para um cabelo mais poroso, quebradiço e com um pH mais alcalino a substituição é adequada e inclusive recomendada, trocando o condicionador por um hidratante.

Abacate e Babosa hidratam realmente os fios? Como usá-los?

Hidratam, mas não reconstroem ou reestruturam. Abacate e babosa contêm lipídios e hidratantes muito usados na formulação química de diversos produtos capilares. Para um cabelo saudável, levemente ressecado, surtem resultado quando usados da seguinte forma: extraindo o sumo da babosa e misturando ao creme do abacate que devem ser usados logo em seguida.

Quanto mais tempo o hidratante ficar no cabelo, é melhor?

Não. Uma hora é o tempo máximo para um bom hidratante atuar no cabelo, e depois disso não fará mais efeito. É importante a eficiente lavagem, aplicação e distribuição do produto, o enxágue com água não muito quente e o secar com a toalha não agredindo o cabelo esfregando-o, mas sim apertando e apalpando o cabelo.

Aplicar o creme na raiz do cabelo prejudica os fios?

Sim, em sua maioria, sendo a exceção os couros cabeludos ressecados. Não se deve aplicar creme na raiz do cabelo, principalmente durante o outono/inverno, onde os distúrbios do couro cabeludo são mais frequentes.

Toalha ou touca ajudam a hidratação ficar mais potente?

Particularmente não recomendo toalhas quentes e úmidas para potencializar uma hidratação pois podem remover o produto aplicado. E melhor usar uma touca térmica (não elétrica), que trabalha com o próprio calor da cabeça da pessoa, o que é o suficiente para potencializar bem a hidratação.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES