Tartaruga de 2 metros e 180 K é encontrada em Morro Branco

Tartaruga de 2 metros e 180 quilos é encontrada no CE

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma tartaruga da espécie Dermochelys coriacea, popularmente conhecida como tartaruga de couro, foi encontrada hoje na Praia do Morro Branco, em Beberibe, no litoral leste cearense, a 88 quilômetros de Fortaleza. O animal, com quase dois metros de comprimento e pesando cerca de 180 quilos, estava sem uma das patas.

Técnicos do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) levaram a tartaruga para o município de Itarema, no litoral oeste cearense, a 220 quilômetros de Fortaleza, onde será tratada e devolvida ao mar. Os técnicos do Ibama acreditam que ela perdeu uma das patas quando foi capturada por pescadores, que, ao tentaram cortar a rede de pesca, acabaram atingindo o animal.

O Ibama também acredita que a tartaruga pode ter sido levada até Morro Branco por meio de correntes marítimas. A tartaruga de couro é uma espécie ameaçada de extinção. Por isso, é protegida internacionalmente e sua caça é proibida.

Em 2005, uma tartaruga dessa mesma espécie também foi encontrada em Morro Branco. O animal havia sido capturado por pescadores e estava sem uma das nadadeiras. Tratada no Centro de Reabilitação de Mamíferos Marinhos, da Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos (Aquasis), a tartaruga recebeu os tratamentos necessários e conseguiu atingir as condições para ser devolvida ao mar.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES