Teresina recebe clássico do ballet mundial da Rússia na quarta(10)

O Lago dos Cisnes será apresentado amanhã

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Considerado um dos mais belos clássicos do ballet mundial, O Lago dos Cisnes conta a história de Odette, uma princesa transformada em cisne pela maldição de um malvado feiticeiro. O espetáculo foi criado pelo coreógrafo Julius Reisinger, sendo apresentado pela primeira vez em 1877, no Teatro Bolshoi, em Moscou.

Esse clássico será apresentado amanhã, no Theresina Hall, pela Companhia Russian State Ballet, que vem a América Latina pela primeira vez e Teresina foi incluída no roteiro internacional, quando a companhia se apresenta em evento comemorativo aos 20 anos do Jornal Meio Norte.

No clássico, Odete era uma linda jovem que fora enfeitiçada e, durante o dia, se transformava na rainha dos cisnes e a noite voltava a ser uma bela moça.

A mãe de Odette caiu em uma tristeza tão profunda e chorou dias e noites sem parar. As lágrimas se transformaram em um lago cristalino, no qual o mais belo cisne era avistado por quem passasse ali por perto.

O feiticeiro, com o propósito de casar sua filha Odile com o rei, começou a enfeitiçar outras moças da região. As moças transformadas em cisnes também chegavam ao lago e, com o passar do tempo, era possível ver vários cisnes no lago formado pelas lágrimas da mãe de Odette.

O aniversário de 21 anos do príncipe chegou e havia sido acordado, quando o mesmo nascera, que ele escolheria sua noiva entre as convidadas da sua festa de aniversário. Entretanto, o príncipe não estava muito feliz com aquela situação e decidiu sair para caçar com seus amigos.

O príncipe e seus amigos cavalgaram até encontrar o lago. O príncipe ficou atraído pelos cisnes que estavam lá, principalmente pelo cisne que usava uma coroa na cabeça.

Ele se sentiu tão bem naquele lugar, que decidiu ficar por ali descansando e admirando a beleza do lago, e conversou com os amigos e pediu para guardar suas flechas.

Com o pôr do sol, os cisnes começaram a se transformar em belas moças vestidas de branco. A mais bela jovem se aproximou do príncipe e lhe contou sobre o encantamento.

A moça explicou que a única forma de quebrar o feitiço seria casar-se com um homem que lhe fosse fiel a vida inteira, caso contrário, elas continuariam com a sina de serem cisnes durante o dia e moças durante a noite.

Durante a conversa o príncipe ficou perdidamente apaixonado por aquela jovem e passaram a noite inteira conversando. Quando o sol começou a nascer, o príncipe decidiu agir e disse que ela seria a sua escolhida, convidando-a para a festa que aconteceria no castelo na noite seguinte.

Quando chegou o grande dia tão esperado pelo feiticeiro, ele não iria permitir que aquele cisne coroado atrapalhasse seus planos, e resolveu usar mais uma vez sua magia, e fez com que sua filha ficasse parecida com Odete.

Ele preparou Odile para a festa e a levou para o castelo obrigando-a a conquistar o príncipe. O feiticeiro considerava que não seria difícil, já que havia enfeitiçado a maioria das moças daquele reino.

O clima era de festa no castelo, que recebeu a mais bela decoração. Os convidados começaram a chegar, muitos haviam preparado suas filhas para a festa. O feiticeiro chegou acompanhado da filha, que estava certa que seria a escolhida do príncipe.

Ao vê-la, o príncipe acreditou que aquela moça era Odete, a cisne que ele havia se apaixonado no lago e lhe jurou amor eterno. Quando Odete chegou ao castelo e viu aquela cena teve certeza que seu encanto nunca seria quebrado. Mas, quando viu Odete, o príncipe percebeu que jurou amor eterno para a jovem errada.

O feiticeiro, ao perceber que o príncipe não escolheria mais sua filha, usou sua magia e fez Odete desaparecer do salão voando pela janela. O príncipe ficou desesperado ao ver sua amada indo embora e foi atrás dela, pediu-lhe perdão e, juntos, caminharam até o lago dos cisnes.

Apesar de fazer juras de amor eterno a Odete, ela sabia que estava condenada para sempre a ser cisne e pulou dentro do lago. Ao perceber que havia perdido sua amada, resolveu pular dentro do lago e morrer junto com ela.

Naquele momento o feiticeiro perdeu seu poder e todas as moças que haviam sido transformadas em cisnes ficaram livres do feitiço. Com o amanhecer era possível ver em meio a neblina os espíritos dos jovens apaixonados sobrevoando o lago dos cisnes.

O Lago dos Cisnes será apresentado amanhã

Comemorando os 20 anos do Jorna Meio Norte, será apresentado amanhã, às 20h, no Theresina Hall, o espetáculo O Lago dos Cisnes, pela Companhia Russian State Ballet. Pela primeira vez a América Latina irá receber o espetáculo O Lago dos Cisnes no seu formato completo.

Sob direção do coreógrafo e diretor Viacheslav Gordeev, a grande estrela do Bolshoi de Moscou, o espetáculo será apresentado por 40 bailarinos russos, com palco em dimensões nunca antes vistas fora da Rússia, iluminação especial e cenografia em 3D.

Os ingressos para asssistir a um dos mais belos clássicos do ballet estão à venda na Kalor Produções, no Shopping Riverside e no site Peixe Urbano. O Lago dos Cisnes tem o patrocínio da Ótica Diniz e Farmácia Equilíbrio, além do apoio do Ministério da Cultura da Rússia, Celebração Eventos e Gráfica São João.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES