Teste constata só dois desodorantes eficazes

Análises feitas pela PROTESTE também mostram que só três de 12 têm efeito por 24 horas apesar desta informação na embalagem

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A PROTESTE Associação de Consumidores avaliou 12 desodorantes em aerossol, sendo 5 femininos, 5 masculinos e dois unissex e constatou que nove deles induzem o consumidor a erro ao informarem que têm efeito por 24 horas. Apenas três desodorantes realmente resistem por um dia, por isso a PROTESTE encaminhou os resultados da avaliação à Anvisa para que os rótulos sejam reformulados.

O Bí-O Cool informa que o efeito dura 48 horas. No entanto, o teste de eficácia constatou que apenas Axe e Nivea (para homens) resistem realmente por um dia . Entre os femininos, somente o Adidas apresentou desempenho considerado bom após 24 horas.

Ao final da análise, apenas quatro dos 12 desodorantes testados foram considerados bons produtos: Axe, Nivea e Rexona (para os homens) e Adidas (para as mulheres). Os demais, com exceção do Natura, são produtos de desempenho medianos. O desodorante Natura Erva Doce apresentou o pior resultado do teste, apesar de sua fórmula conter os mesmos princípios ativos dos demais produtos testados.

Nas análises a PROTESTE avaliou o pH, a concentração de alumínio, a espalhabilidade e a eficácia dos desodorantes em aerossol mais vendidos no país. Para checar se os produtos se mantinham eficazes por 24 horas, foi usado o método "sniff test".

No teste "sniff" as pessoas lavam os braços com sabão neutro e sem cheiro no laboratório e aplicam quatro espirradas de cada desodorante em apenas um braço, deixando o outro sem desodorante algum. Após o produto secar, os voluntários vestem uma camiseta padrão e realizam tarefas cotidianas. Após 24 horas de uso contínuo das camisetas, especialistas as cheiram, comparando os resultados entre os braços.

Axe e Nívea (masculinos) foram os únicos considerados realmente muito bons em afastar o cheiro de suor dos voluntários. O pior neste aspecto foi o Natura Erva Doce. Já na resistência da fragrância, apenas Adidas e Dove (femininos) ainda apresentaram resquícios considerados aceitáveis do cheiro após 24 horas.

Em relação aos cheiros, o teste levou em consideração somente a durabilidade do perfume do desodorante. E a avaliação da eficácia dos desodorantes incluiu a análise do cheiro de suor nos braços de voluntários e o quanto ainda havia da fragrância do produto após 24 horas de uso contínuo.

Os produtos analisados foram : Masculinos - Axe Seco Click ; Nivea for Men Dry Impact; Rexona Men Active; Adidas Ice Dive; Bí-o for Men; Femininos -

Adidas Pure Lightness; Dove Original; Rexona Women Crystal Bí-o Naturals; Nívea Pure Invisible; e Unissex - Francis e Natura Erva Doce.

A metodologia escolhida pela revista não é tendenciosa como alega a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos ABIHPEC. O método snif também é usado pelos fabricantes para desenvolvimento dos produtos e é considerado válido pela Anvisa.

A PROTESTE como entidade independente não tem por norma consultar entidades setoriais quanto a metodologia a ser utilizada nos testes. As análises são baseadas em normas nacionais e internacionais. Quando as regras nacionais são permissivas ou desatualizadas a entidade se vale de legislação e métodos internacionalmente reconhecidos.

Os testes comparam a qualidade e a segurança de produtos de várias marcas e informa o consumidor sobre a qualidade dos produtos disponíveis no mercado para que possam fazer escolhas adequadas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES