Tônicos faciais são parte importante do cuidado com a pele

Use o produto de manhã e à noite, logo após a higienização do rosto.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Se você pula a segunda etapa do combo de beleza diário ?limpeza + tonificação + hidratação? está na hora de mudar de atitude. ?Tônicos faciais ajudam a normalizar o pH da pele alterado por sabonetes e outros limpadores, deixando a tez pronta para receber a hidratação?, resume a dermatologista Luciana Lourenço, de São Paulo.

Hoje, há um bônus na função do tônico, afinal a maioria dos produtos conta com propriedades que podem contribuir na penetração dos ativos dos cremes usados depois deles ou que auxiliam no controle da oleosidade, por exemplo. ?De quebra, a tonificação remove as impurezas que o sabonete não conseguiu alcançar e, em alguns casos, dão uma mão para a hidratação e estimulam a produção de fibras que dão sustentação à pele?, acrescenta Cristiano Tárzia Kakihara, dermatologista de São Paulo.

Bula

Use o produto de manhã e à noite, logo após a higienização do rosto. ?Embeba um disco de algodão com quantidade suficiente?, alerta Cristiano. Ao invés de esfregar, aplique delicadamente o líquido do nariz em direção às extremidades da face, evitando o contato com os olhos.

Para escolher o tônico adequado, leve em consideração o seu tipo de pele. Existe um específico para as normais, mistas, oleosas e secas, cada um com ativos que respeitam as características de cada uma e propiciam melhora global do aspecto da cútis. ?Quem está com a pele sensível ? que geralmente se irrita, resseca ou fica avermelhada por motivos sutis, como mudança de clima ? pode pedir ajuda para o dermatologista na hora da escolha, afinal os tônicos para essa condição costumam ser desenvolvidos com componentes para peles normais, com uma acentuação dos princípios ativos com ação anti-inflamatória?, avisa Cristiano. Nesse caso, os dermocosméticos (vendidos apenas em farmácias) ou manipulados podem ser uma boa solução.

Na lista de ingredientes dos bons tônicos, você pode procurar ácidos salicílico e glicólico e enxofre, se a sua pele for oleosa. Para peles normais, o ácido hialurônico e extratos de chá verde, camomila e calêndula são recomendados. Para as peles secas, aposte nos tônicos com agentes calmantes, Aloe Vera e livres de álcool. As fórmulas para peles mistas trazem um mix desses ingredientes.

?No mais, geralmente recomendamos que o tônico seja da mesma linha que o limpador, pois muitas vezes o sabonete precisa que o tônico finalize seu trabalho com a correção do pH. Assim, produtos de marca igual conseguem resultados complementares?, sugere Luciana. Mas esta não é uma regra.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES