Transgênera posa nua para grupo de artistas: 'Trabalho valioso'

'Há preconceito entre artistas, instituições', disse a transgênera.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Ella Vieira é a primeira mulher transgênera a posar sem roupa para um grupo de artistas na Oficina Modelo Vivo no Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (Macs), em São Paulo. Durante entrevista, ela falou  sobre a experiência e classificou o ato como 'trabalho valioso e contra o preconceito'.

"Acredito que para os artistas, [o trabalho] é importante para desenvolver a técnica. Para mim, quanto pessoa trans, é interessante ocupar lugares. A população trans é excluída de todos os espaços da sociedade. Então, ter sido convidada [para participar] é valioso para mim. E para eles", afirmou.

Ella utiliza as redes sociais para revindicar seus direitos e diz que "há preconceito entre artistas, instituições, indivíduos. Mas não é interessante culpar o indivíduo, mas identificar o problema. E isso é culpa da estrutura social".

A artista plástica Flavia Aguilera  diz que a transgênera é uma mistura de traços masculinos e femininos, que atrai e ao mesmo tempo causa espanto. "Ella tem traços masculinos, mas com jeito feminino. Isso faz com que os participantes tenham uma referência diferenciada ao desenhar",conta.

A jovem relata que sofre preconceito diariamente. "Assim como a mulher, também sinto o machismo presente em várias situações do dia a dia. Basta sair de casa. Mas o problema é a estrutura social. E é isso que eu quero ajudar a quebrar com esse projeto", conta. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES