Tratamento ortodôntico incorreto causa danos

CRO tem feito várias campanhas educativas e de conscientização para que as pessoas não se deixem enganar por falsas promessas.

Aparelho removível | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os tratamentos ortodônticos tem se popularizado cada dia mais e já a algum tempo os aparelhos deixaram de ser visto apenas em crianças e adolescentes. Com a popularização das clínicas que oferecem os serviços de correção da arcada dentária surge o alerta: o tratamento possui um custo que é relativamente caro e, dependendo de cada caso, pode durar entre 2 a 6 anos em média.

O presidente do Conselho Regional de Odontologia (CRO-PI), Sérgio de Sá Pires afirma que a instituição tem feito várias campanhas educativas e de conscientização para que as pessoas não se deixem enganar por falsas promessas e alerta para os cuidados que se deve tomar ao escolher o profissional que irá ser responsável pelo tratamento ortodôntico. ?Quando se escolhe um profissional é sempre bom cercar-se de alguns cuidados, até para evitar prejuízos então é sempre bom que o consumidor vá ao Conselho e veja se aquele profissional é realmente um especialista, pegue as referências de outros pacientes até para fazer um parâmetro de comparação?, explica.

O presidente do CRO-PI denuncia ainda que muitas clínicas têm oferecido serviços como aparelhos ortodônticos gratuitos e manutenções com valor muito abaixo da tabela do Conselho que rege a categoria. ?Qualquer tipo de tratamento feito com preço abaixo do normal o consumidor deve desconfiar. No geral essas clínicas e profissionais que trabalham dessa forma não são especialistas e o que pode causar certos prejuízos financeiros e de saúde. Se uma clínica deve seguir um código de ética e não o cumpre já é motivo para desconfiança?, explica.

Os riscos de um tratamento ortodôntico incorreto vão além do prejuízo financeiro, como explica o profissional. ?O risco de um tratamento ortodôntico feito de forma incorreta e irresponsável vai desde problemas periodontais, perda óssea, perda de dentes até danos irreparáveis como aqueles que ocasionam lesão pulpar e que o paciente terá que ser submetido a uma série de outros procedimentos para tentar reparar ou minimizar danos, por isso todo cuidado é pouco na hora da escolha?, destaca o profissional. (M.R)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES