Tribunal da China exibe fotos de devedores em paradas de ônibus

Tribunal ousou na forma de lidar com a inadimplência na região.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Tribunal Popular de Fuyang Yingquan, na China, decidiu tomar uma posição radical  na forma de lidar com a inadimplência:  está sendo exibido fotos de pessoas com dívidas judiciais em paradas de ônibus na província de Anhui.

Segundo o Daily Mail, nome, rosto e informações detalhadas de 30 devedores foram estampados em pôsteres, que o tribunal promete atualizar todos os meses. Caso o inadimplente faça o pagamento da dívida, uma grande notificação com as palavras "pagamento cumprido" vai cobrir os dados divulgados.

Veja:

Os cartazes são colocados de uma forma estratégica nas paradas de ônibus. Eles estão próximos a bancos e centro comunitários, onde há uma movimentação maior de pessoas. De acordo com o porta-voz do tribunal, o maior valor a ser pago entre os devedores expostos chega a quase 3,2 milhões de yuans, que equivale a quase R$ 1,65 milhão.

Ele explica que a primeira leva de inadimplentes divulgada é uma das mais representativas, por incluir pessoas mais velhas ou que têm muito dinheiro. “Em julho de 2013, o Supremo Tribunal Popular estipulou que, se um devedor se recusar a pagar (uma dívida), apesar de poder pagá-la, os seus direitos de privacidade e reputação devem ser um pouco restritos ou controlados", diz o porta-voz.

A medida prevê que o nome de uma pessoa, sexo, idade, número de identificação e detalhes da dívida podem ser exibidos por meio de canais públicos, como jornais, canais de TV, sites e outdoors.

O tribunal comunicou que até o momento, das 30 pessoas expostas, apenas uma saldou a sua dívida. As autoridades chinesas têm sido criativas nesse tipo de cobrança. Ao invés do "muro da vergonha", o Tribunal Popular do Condado de Hejiang passou a exibir "trailers da vergonha" em um cinema da província de Sichuan. Os nomes e os rostos de 26 inadimplentes foram  exibidos em um clipe durante as sessões.

Em abril, o Tribunal Popular Intermediário de Zhengzhou, no leste da China, passou a exibir os devedores da região em um outdoor de LED gigante colocado em uma praças.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES