“Tropa de Elite 2” é filme nacional mais visto na 1ª semana

“Tropa de Elite 2” é o novo recordista de renda e público do Brasil em semana de estreia

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

"Tropa de Elite 2" é o novo recordista de renda e público do Brasil em semana de estreia, considerando os filmes lançados no mercado brasileiro desde a Retomada - período que se inicia no começo dos anos 90, com o reaquecimento da indústria cinematográfica nacional.

Até a manhã desta sexta (15), o filme havia levado 2.925.263 espectadores às salas de cinema. Nesse número, falta apurar resultados de quarta (57 salas) e quinta (47 salas). A performance do filme foi ajudada pelo feriado.

Segundo Marco Aurélio Marcondes, coordenador de lançamento, o filme ultrapassaria a marca de 3 milhões de ingressos vendidos com a apuração das 104 salas e a bilheteria da tarde. O número de cópias em circulação aumentou de 696 para 720.

Com 6,1 milhões de ingressos vendidos na carreira, "Se Eu Fosse Você 2" detinha o recorde anterior. Primeiro grande lançamento nacional de 2009, "Se Eu Fosse Você 2" entrou em pré-estréia no dia de Natal de 2008, com grande procura do público. O filme entrou em cartaz no dia 2 de janeiro, com 263 cópias em 309 salas e atraiu mais de 560 mil espectadores, com bilheteria de mais de R$ 5,6 milhões, entre sexta-feira e domingo.

Na lista de recordes batidos, ?Tropa de Elite 2? ganha ainda do longa "Eclipse", que era, até sexta (8), o filme com a melhor abertura de 2010, com 1,2 milhão de espectadores, sendo superado apenas por três filmes americanos.

"Estima-se, que "O Ébrio" teria feito, na década de 40, quando ainda não havia serviços de estatística para o setor, algo em torno de 14 ou 15 milhões de espectadores na carreira comercial", disse Marcondes. O filme foi lançado nos cinemas brasileiros em 28 de agosto de 1946.

Outro marco da era moderna de nosso cinema é "Dona Flor e Seus Dois Maridos", de Bruno Barreto, produzido por Lucy e Luiz Carlos Barreto, que em sua carreira obteve, apenas nos cinemas, a marca de 10.735.524 de espectadores, de acordo com dados do Observatório Brasileiro do Cinema e do Audiovisual (OCA) no site da Ancine.

Segundo Marcondes, tanto "O Ébrio" quanto "Dona Flor" foram lançados em épocas diferentes. "Em que pese termos então muito mais salas - ao redor de 4.200 e 3.300 respectivamente, em 1946 e 1976 -, os filmes ocupavam o mercado paulatinamente, em lançamentos que se iniciavam no Rio ou São Paulo e, aos poucos, iam sendo lançados nas demais cidades", disse ele. "Desta forma, não obtinham a marca que acabamos de alcançar com "Tropa 2"."

A semana 41 (8 a 14 de outubro) entra para a história do cinema brasileiro. Até quinta (14), o cinema nacional ocupou 1.227 salas programadas de um total de 3.274 programações, segundo dados da Rentrak Edi. Numa conta simples, 37,48% das programações estavam com filmes nacionais - em aproximadamente 2.200 salas existentes hoje no Brasil.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES