Veja a diferença salarial entre o homem e a mulher

Estudo aponta diferenças salariais

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O fenômeno é global e bastante conhecido: mulheres possuem salários menores que os homens em praticamente todos os tipos de trabalho, mesmo exercendo as mesmas funções e apresentando desempenho e escolaridade iguais.

Um recente estudo divulgado pelo site especializado em salários Glassdoor aponta que, em média, mulheres recebem 5 centavos por dólar a menos do que os homens, valor que pode variar ainda mais de acordo com a profissão. A pesquisa avaliou mais de 500 mil relatos sobre salários de funcionários contratados em 25 diferentes setores, realizando ajustes em relação a idade, experiência, região, grau de educação e cargo.

O setor de Ciências da Computação é o que mais apresenta diferença entre salários, que chega a 28%. As profissões na área de saúde, porém, não ficam atrás nas diferenças, pois, segundo o estudo, médicas, dentistas, psicólogas e farmacêuticas ganham de 14% a 28% a menos do que os profissionais do sexo masculino.

A profissão com a menor diferença salarial é a de coordenador de eventos, em que eles ganham apenas 0,2% a mais do que elas. Somente alguns trabalhos, como assistente social, colaborador de comunicação, representante de mídia social e assistente de pesquisa, por exemplo, são favoráveis às mulheres, que recebem um pouco a mais do que os homens.

De acordo com Andrew Chamberlain, economista-chefe da Glassdoor, as mulheres tendem a subvalorizar suas formações acadêmicas quando propõem negociações salariais. Por isso causa estranheza a configuração atual de que, mesmo tendo mais educação do que os homens, elas não compreenderem o valor de seus diplomas, pedindo menos do que merecem.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES