Voa Piauí estreia na MN e mostra as belezas da Serra da Capivara

Apresentado por Alberto Monteiro e Igo Carvalho, o primeiro programa tem como convidado Veloso Filho e mostra as belezas da Serra da Capivara

Voa Piauí | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um programa que exalta as belezas do Estado, mostrando sua dimensão e peculiaridades. Assim é o Voa Piauí, que estreia hoje na Rede Meio Norte, a partir das 20h45, sendo apresentado por Alberto Monteiro, Igo Carvalho e, como convidado, Veloso Filho.

A equipe do Voa Piauí foi ao Berço do Homem Americano para registrar e mostrar ao telespectador que o Parque Nacional Serra da Capivara é um dos lugares mais encantadores do mundo.

Foram dois dias de muito trabalho, em que a equipe sobrevoou toda a área. ?Decolamos e pousamos no Povoado Sítio do Mocó?, diz Alberto, declarando que o programa tem matéria produzida sobre a produção e exportação da Cerâmica da Capivara, que vende peças para o Brasil e exterior.

O telespectador vai conferir, ainda, uma entrevista com a arqueóloga Niède Guidon, que está demitindo os funcionários responsáveis pela manutenção do parque por falta de recursos e reclama da falta que faz o aeroporto que ainda não foi concluído. Por conta disso, segundo ela, o Parque Nacional Serra da Capivara deixa de receber um número expressivo de turistas.

A equipe visitou ainda o Museu do Homem Americano, criado em 1986 para auxiliar os trabalhos arqueológicos realizados no Parque e que atua como importante centro de pesquisa. No acervo, exposição de peças em cerâmicas, funerárias e material lítico resultantes de escavação.

Moderno, o Museu apresenta as origens e a evolução do homem, além de fazer uma reconstituição dos 50 mil anos da presença humana na região.

A equipe participou ainda do lançamento do livro do fotógrafo André Pessoa, que tem um rico acervo de imagens do Parque e de todo o seu entorno. Voa Piauí tem imagens de solo, pinturas rupestres, fósseis e muitas tomadas aéreas do parque que é bem preservado.

Para a equipe, as imagens aéreas são surpreendentes pela riqueza natural do parque, pela sua imensidão e também pela aventura e risco do voo, pois trata-se de uma região de mata fechada e de difícil resgate em caso de pane.

Voa Piauí é um programa que promete surpreender, com imagens belíssimas, mostrando o Piauí de uma forma diferente e, posteriormente, a equipe embarca em aventuras por outros estados, como o Ceará, mostrando o Sítio do Bosco, em Tianguá, Região do Cariri e Maciço do Baturité.

No Maranhão, a equipe já tem material sobre os Lençóis e vai ainda a Carolina e Balsas. O Parque Nacional Serra da Capivara está localizado no sudeste do Estado do Piauí, ocupando áreas dos municípios de São Raimundo Nonato, João Costa, Brejo do Piauí e Coronel José Dias.

A superfície do Parque é de 129.140 hectares e seu perímetro é de 214 quilômetros. A cidade mais próxima do Parque Nacional é Coronel José Dias, sendo a cidade de São Raimundo Nonato o maior centro urbano.

A distância que o separa da capital do Estado, Teresina, é de 530 quilômetros.

Pelo seu valor histórico e cultural, o Parque foi declarado pela Organização das Nações Unidas pela Educação, Ciência e Cultura (Unesco), em 1991, Patrimônio Cultural da Humanidade.

No local, encontra-se a maior concentração de sítios arqueológicos das Américas, com mais de 1.000 sítios arqueológicos pré-históricos cadastrados e muitos deles com pinturas rupestres.

Nos abrigos, além das manifestações gráficas, encontram-se vários vestígios da presença do homem pré-histórico, com datações de até 60.000 anos. A região abriga 173 sítios arqueológicos abertos à visitação.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES