Eugênio Fortes: A serviço do bem-estar físico e mental dos piauienses

Com 33 anos de trabalho, a relação do empresário com os teresinenses é mais do que comercial e chega a preencher uma vontade de servir e promover qualidade de vida para a população

Eugênio Fortes é um nome de sucesso e uma referência na área de saúde e boa forma no Piauí. Foi um dos primeiros a trabalhar com academias na capital, estendendo o seu conceito profissional para vários bairros, assim como outros municípios piauienses. Agora mais focado em Teresina, o educador físico se reinventa e prioriza o atendimento especializado e voltado para um bem-estar físico e mental.

Com 33 anos de trabalho na área da educação física no Piauí, a relação do empresário com os teresinenses é mais do que comercial e chega a preencher uma vontade de servir e promover uma qualidade de vida para a população, assim como construir sonhos juntos com amigos e familiares.

Empreendedor prioriza as boas relações

Hoje aos 58 anos, o empreendedor prioriza as boas relações e tem como máxima o ideal de trabalhar o corpo com a intenção de fortalecer a mente, com o propósito de promover saúde e educação para crianças e adultos por meio das práticas de natação, corrida, dança, capoeira, lutas, musculação, entre outras atividades.

Em meio a pandemia, Eugênio Fortes ressalta que os exercícios aumentam a imunidade, por isso é importante continuar treinando mesmo em casa , buscando permanecer ativo e com disposição e que os educadores físicos têm um grande desafio no pós-coronavírus.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


“"vivo e acredito que a minha máxima é você trabalhar o corpo com a intenção de fortalecer a mente. Com a atividade física você produz hormônios, pode fortalecer e aumentar sua produtividade no estudo e no trabalho"
Eugênio Fortes

Jornal Meio Norte: Como foi o início da sua atividade profissional e de empreendedorismo no Piauí?

Eugênio Fortes: Começou quando aprendi um pouco de Karatê e tive a oportunidade de dar aula de Karatê de forma amadora, isso no ano de 1978 e eu vi que a minha vocação era ser professor de artes marciais e treinamento físico e daí para frente tive a oportunidade de morar em Recife, me formar faixa preta de Taekwondo e voltei para o Piauí e fui trabalhar em academia como professor de ginástica e artes márcias, depois me formei em Economia e percebi que precisava conhecer mais sobre a área, já que quando comecei a profissão de educador físico ainda não tinha graduação, nem mesmo um Conselho, então fiz o curso na Universidade Federal do Piauí, me formei, fiz o concurso para professor ingressei na UFPI. Ao mesmo tempo coloquei a primeira academia, pois sentia a necessidade de mudar o mercado, porque as pessoas estavam começando a entender a necessidade da prática de exercícios físicos e achei que pudesse contribuir com essa nova cultura da atividade física, durante muitos anos viajei por todo Piauí colocando várias academias e agora estou fazendo o processo contrário, diminuindo a quantidade e investindo mais na qualidade para poder dar uma maior satisfação e atendimento aos clientes.


JMN: O senhor é uma personalidade bastante conhecida em Teresina. Qual sua relação com a cidade?

EF:  Sou de Teresina, meus filhos são de Teresina, nós amamos essa cidade, nos identificamos muito com o sol, as árvores, as pessoas de Teresina. Atualmente só temos academias em Teresina. A contribuição que pude dar a outros locais eu dei e agora quero contribuir com a capital através de um trabalho mais qualificado, estando mais próximo dos meus amigos e mais próximo dos clientes, pois minhas academias são minha casa.  No momento ainda temos nove academias, mas temos a intenção de ficar com cinco ou seis no máximo. É uma questão estratégica para aumentar e fortalecer nossas unidades.

JMN: Qual tem sido sua metodologia de trabalho?

EF: Eu gosto de trabalhar com academias que possam atender a família inteira, atendendo as mais diversas faixas etárias, gosto de esportes, gosto de artes marciais, como a natação que é nosso forte, afiliada a metodologia Gustavo Borges e assim eu vivo e acredito que a minha máxima é você trabalha o corpo com a intenção de fortalecer a mente. Com a atividade física você produz hormônios, pode fortalecer e aumentar sua produtividade no estudo e no trabalho. O físico é só um caminho, mas o fim mesmo é a mente.


JMN: Como avalia o mercado das academias de ginástica atualmente?

EF: Antes a ciência não utilizava a atividade física como um remédio para as doenças e hoje através da ciência e os estudos descobriu-se que o sedentarismo é uma doença e isso nos ajudou muito. Hoje nós temos todos os companheiros da área da saúde aliados informando que a prática de atividade física é o melhor remédio para tratar e prevenir diversas enfermidades, então a tendência é que se valoriza cada vez mais o profissional de educação física, assim como as academias e os clubes.


JMN: Com os novos hábitos provocados pela pandemia do novo coronavírus, qual o papel do educador físico?

EF: A vida é feita de desafios, a gente tem que repensar como poderemos promover o treinamento para as pessoas nesse primeiro momento pós-pandemia, mas acho que também esse medo vai passar, a ciência trabalha para descobrir um remédio e, posteriormente, uma vacina que possa nos imunizar de todo vírus que possa vir a surgir. O homem tem a ciência ao seu favor e a cura mais cedo ou mais tarde vai aparecer. Cabe a nós, educadores físicos, promover atividades que estimulem uma qualidade de vida para as pessoas porque assim aumenta a imunidade delas, pois quem se cuida, trabalha o físico e a mente está mais forte para combater o vírus.


SEÇÕES