Matriarca Angelita Sampaio: 88 anos de história, força e fé

Neste fim de semana de dia Dia das Mães, o Jornal Meio Norte entrevistou Eleonora Sampaio, a sétima filha dos 10, em homenagem a Angelita Sampaio

Angelita  Parentes Sampaio nasceu em 8 de outubro de 1932 em Teresina. Era casada com o empresário Aluísio Sampaio (in memorian) e matriarca da família Sampaio, uma das mais tradicionais do Piauí. Com 10 filhos, 27 netos, entre eles o vereador da capital que leva o mesmo nome do avô e 21 bisnetos.

Católica fervorosa passa o dia rezando pela família e agora durante a pandemia pelo mundo inteiro, pelos doentes e os mais necessitados. Apesar de quase 90 anos é uma mulher muito vaidosa e zelosa com a saúde.

Angelita fará 88 anos em 2020, com uma vitalidade invejável, boa memória, boas conversas e cada dia que passa mais espirituosa. Da descendência do Visconde da Parnaíba, ela tem ascendência de pai oriunda de Crateús, antes Piauí, hoje Ceará, e mãe originária da antiga capital do Piauí, Oeiras.

Com dois irmãos homens, sendo a filha do meio, ainda criança foi morar com os pais no interior de Goiás por razões familiares e de trabalho. Aos 5 anos voltou para Teresina com o súbito falecimento do seu pai, indo morar na casa de uma tia paterna, solteira, que a criou até a adolescência.

Estudou no Colégio das Irmãs, onde consolidou sua formação cristã, seu caráter familiar e agregador, sua integridade e todos os predicados que lhe proporcionaram as amizades que construiu ao longo da vida.


Referência para sociedade

Aos 17 anos, antes da maioridade, conheceu aquele que, aos 30, de forma meteórica viria a ser seu esposo. Antes dos 18 anos casou com Aluísio Parentes Sampaio, em maio de 1950. Desta união, que durou 64 anos, teve 15 filhos, sendo 10 vivos, cinco homens e cinco mulheres, 27 netos e 22 bisnetos. O núcleo familiar de Angelita hoje agrega mais de 80 pessoas.

Neste fim de semana de dia Dia das Mães, o Jornal Meio Norte entrevistou Eleonora Sampaio, a sétima filha dos 10, em homenagem a  Angelita Sampaio, que é a representação de mãe, força e determinação para toda sua família.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


“"Ela permanece com este amor de forma indelével e crescente ainda hoje. Todos os dias fala nele, irradiando exemplos na família que cresce cada dia mais com o casamento dos netos""
Eleonora Sampaio

JMN: Como é sua rotina em meio a pandemia?

E.S: Neste período de pandemia, ela que recebia diariamente em sua casa filhos, genros, noras netos e bisnetos, está se ressentindo da ausência de todos, passa o tempo rezando e falando com todos pelo celular e através de videochamadas.


JMN: Como foi a relação de Angelita com Aluísio Sampaio?

E.S: Esposa apaixonada e muito dedicada ao marido, dizia que ele era seu companheiro, seu confidente, parceiro, pai, que era tudo para ela. Cúmplices de várias batalhas de sucesso e prosperidade. Ela permanece com este amor de forma indelével e crescente ainda hoje. Todos os dias fala nele, irradiando exemplos na família que cresce cada dia mais com o casamento dos netos que hoje formam novas famílias.


JMN: Quais atividades exerceu ao longo da vida?

E.S: Mamãe não concluiu os estudos porque casou muito nova, mas sempre foi esposa trabalhadora e atuante em casa. Com os filhos já crescidos passou a fazer comidas, bolos, salgados e doces para ajudar em casa. Sempre teve o dom da culinária e logo seus salgados e docinhos ficaram famosos em Teresina.


JMN: Qual seu legado como matriarca?

E.S: Lúcida e participativa, cuida de todos com orações diárias permanentes, com exemplos e muitas histórias para contar.


Jornal Meio Norte: Como é a personalidade de Angelita Sampaio?

Eleonora Sampaio: Forte, íntegra, rica em fé, católica fervorosa, determinada, trabalhadora, exigente com a formação, criou os filhos cultivando a seriedade, o respeito, a disciplina e o caráter. Hoje colhe o que plantou pois agrega todos no seu entorno e proporciona a união como pedra basilar de sua família.


SEÇÕES