3 a 0: Uruguai supera o Paraguai e fica com título da Copa América

Com a conquista, que não acontecia havia 16 anos, o Uruguai se isolou como o maior vencedor da Copa América, com 15 títulos.

O Uruguai superou a eficiente retranca do Paraguai e venceu por 3 a 0 | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um futebol que conquistou as duas primeiras Copas do Mundo e era um dos maiores vencedores da Copa América voltou a conquistar o continente. Com uma campanha sólida, o Uruguai superou a eficiente retranca do Paraguai, venceu por 3 a 0 e, neste domingo, no estádio Monumental de Nuñez, em Buenos Aires, conquistou seu 15º título do principal torneio da América do Sul.

Com a conquista, que não acontecia havia 16 anos, o Uruguai se isolou como o maior vencedor da Copa América, com 15 títulos. A Argentina, que foi derrotada pelos uruguaios nas quartas de final, permanece com 14. Já o Brasil, que também se despediu do torneio no primeiro jogo do mata-mata, tem oito troféus.

Se o título mostra o renascimento do futebol uruguaio, que na última Copa do Mundo terminou na quarta colocação e, neste ano, viu o Peñarol fazer a final da Copa Libertadores com o Santos, essa conquista também simboliza uma das grandes gerações do Uruguai, com destaque para o zagueiro e capitão Diego Lugano e o atacante Diego Forlán.

O Uruguai, no entanto, não se resumiu a essas duas figuras. A equipe celeste aposta suas fichas no temperamental e letal atacante Luis Suárez, que abriu o placar na decisão deste domingo e marcou quatro gols na Copa América, no jovem zagueiro Coates, além do meio-campista Cavani.

Mesmo com todos esses elementos, o Uruguai demorou até convencer. Na primeira fase, o time empatou com Peru e Chile (ambos por 1 a 1) e, só na terceira rodada, venceu o México. Diante disso, os uruguaios acabaram caindo no caminho da Argentina logo nas quartas de final. Mesmo assim, a equipe conseguiu derrotar os donos da casa nos pênaltis. Na semifinal, novamente contra os peruanos, uma vitória por 2 a 0 e o passaporte para a grande decisão.

O histórico do Uruguai é bem diferente do Paraguai, que chegou à final sem vencer nenhum jogo. Depois de empates contra Equador, Brasil e Venezuela na primeira fase, os paraguaios conseguiram avançar de fase após baterem brasileiros e venezuelanos nos pênaltis, fato que consagrou o goleiro Justo Villar.

Neste domingo, no entanto, a estrela do goleiro paraguaio não foi suficiente para estragar a coroação dos uruguaios. Mesmo com um pênalti não marcado pelo brasileiro Sálvio Spinola, a equipe celeste não se abalou e, com Luis Suárez e Diego Forlán, abriu uma boa vantagem no primeiro tempo.

Atrás do marcador, o Paraguai teve de rever sua postura e passou a pressionar o Uruguai no segundo tempo. Porém, mesmo com mais volume de jogo, os paraguaios mostraram ineficiência na hora da conclusão e não conseguiram descontar. No fim, um contra-ataque rápido deixou a bola para Forlán, que deu números finais ao jogo e garantiu o título aos uruguaios.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES