América-SP segura empate, elimina o Flamengo e avança na Copinha

Empate por 2 a 2 classifica o time de Rio Preto para a segunda fase e elimina Rubro-Negro na fase de grupos

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Pelo segundo ano consecutivo, o Flamengo está eliminado da Copa São Paulo de Futebol Júnior logo na fase de grupos. Com o apoio da torcida, o América de Rio Preto segurou o empate por 2 a 2, na noite desta sexta-feira, no estádio Benedito Teixeira, em São José de Rio Preto, e ficou com o primeiro lugar do Grupo E.

O time anfitrião terminou com sete pontos, contra cinco do Rubro-Negro, que não conseguirá uma vaga entre os sete melhores segundos colocados, que também avançam à segunda fase. Acabou fazendo falta ao time carioca a vitória na estreia, quando o time perdeu muitos gols e ficou no empate por 0 a 0 com o Rondonópolis.

O América pega na segunda fase o primeiro colocado do Grupo F, que será decidido na manhã deste sábado, em Penápolis: o Penapolense enfrenta o Juventude, às 9h, e o Náutico enfrenta a Portuguesa, às 11h. Náutico e Juventude dividem a liderança, com quatro pontos, contra um dos times paulistas, que ainda têm chances pequenas de classificação.

No talento

O Flamengo entrou em campo mais preocupado em atacar., já que precisava da vitória para ficar com o primeiro lugar do grupo e avançar à próxima fase. Mas o time mostrou as mesmas falhas das partidas anteriores, como a falta de criatividade para criar jogadas e a pouca eficiência nas finalizações.

O América, que jogava pelo empate, seguiu o manual da boa retranca: uma marcação bem postada na frente da área e atacantes rápidos prontos para escapar em contra-ataques.

A armadilha deu certo bem cedo: aos sete minutos, o volante Vitor Hugo se atrapalhou numa saída de bola, o artilheiro Luan "bateu-lhe a carteira" e escapou para a área, driblando o goleiro Caio antes de tocar para o fundo da rede. Foi o quinto gol do atacante, que tinha marcado quatro vezes na goleada por 6 a 0 sobre o Rondonópolis, na última terça-feira.

Mas ainda havia muito tempo, e o Flamengo, se não tinha qualidade técnica, mostrava valentia e garra. Com um jogo mais baseado nos talentos individuais do que no entrosamento, o time levou perigo ao gol do América em vários momentos e chegou ao empate aos 33 minutos: Renan Donizete fez jogada na entrada da área e bateu de bico, na saída do goleiro Toni.

Com o placar igual, seria a hora de o Flamengo pressionar ainda mais e buscar a virada, mas o América foi mais esperto e encaixou outro bom contra-ataque. Guilherme Ratinho aproveitou bola roubada na defesa, escapou em velocidade e abriu para Kairon, que entrava livre pela direita, bater forte, de primeira, com uma leve curva, sem chance para Caio.

Pressão e tensão

No segundo tempo, o cenário se manteve, com o América mantendo a marcação forte e o Flamengo insitindo em jogadas individuais e em tabelas curtas. Nem mesmo a presença de Lorran, remanescente do time campeão da Copinha em 2011, que se recuperou de lesão e fez sua estreia na competição durante o primeiro tempo, ao entrar no lugar de Vitor Hugo, mudou muito o perfil da equipe, que visivelmente sentiu a falta de entrosamento.

As principais chances do time carioca acabaram sendo em jogadas de bola parada, provocadas pelas jogadas individuais. Aos 19, Rodolfo bateu falta de longe e mandou uma bomba por cima do gol. Aos 23, Rafinha cobrou falta para a área, e Toni saiu mal, mas nenhum rugro-negro apareceu para tentar aproveitar o rebote.

O jogo virou praticamente de um time só, com o América arriscando cada vez menos e segurando a bola ao máximo, enquanto o Flamengo era correria pura. O nervosismo cresceu, com desentendimentos entre os jogadores e uma ou outra entrada mais dura.

Esperança e decepção

Aos 29, a esperança rubro-negra se reacendeu graças a um nome com "cheiro" de gol,. Digão fez ótima jogada pela direita e cruzou. Romário subiu mais alto que os defensores do América para cabecear seco para as redes.

Precisando da vitória, o time nem comemorou: foi para cima em busca da virada. No minuto seguinte, em outra jogada pela direita, agora de Rafinha, Renan Donizete cabeceou mascado com um zagueiro, e a bola acertou a trave. Aos 33, após cobrança de escanteio, Rafinha bateu forte por cima do gol.

Valente, o América fez o que pôde para espantar a pressão. Catimbou a cada falta sofrida, segurou a bola no ataque e deu chutão. O Flamengo continuou tentando e, aos 41, Toni saiu mal num cruzamento, e a bola sobrou na área, mas Romário tentou uma bicicleta fraca, facilmente defendida pelo goleiro. No minuto seguinte, Rafinha arriscou de fora da área, e dessa vez Toni fez uma defesa segura.

Aos 43, a última grande chance. Após cruzamento da direita, Romário não alcançou, e Rafinha, que apareceu livre no segundo pau, cabeceou por cima. Depois desse lance, o goleiro Toni pediu atendimento, alegando cãibra na coxa direita, e esfriou o Flamengo, que só chegou com perigo mais uma vez. Aos 50 minutos, após cruzamento da esquerda, Renan cabeceou, e Toni fez linda defesa - mas o auxiliar já tinha parado o jogo, alegando impedimento.

No desespero, aos 51, Rodolfo cobrou falta do meio-campo. Na área, Lorran cabeceou, mas Toni foi buscar no cantinho. Logo depois, o juiz Guilherme Ceretta encerrou a partida - e a participação do Flamengo na edição 2013 da Copa São Paulo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES