Surfista tenta recorde de maior onda de todos os tempos: 30,48 metros

Estimativa é que Garrett McNamara tenha sido o primeiro homem a surfar uma onda acima dos 30m. Amigo diz que nunca viu nada igual: ‘Incrível’

A onda gigante seria do tamanho de um prédio de dez andares | Infoesporte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um dia depois de surfar uma imensa onda na Praia do Norte, em Portugal, o americano Garrett McNamara agora vive a expectativa de ter enfrentado a maior onda de todos os tempos. A estimativa é de que a ondulação da onda seja em torno de 100 pés (30,48 metros), a maior que um surfista já se arriscou. A façanha, no entanto, ainda precisa ser verificada e oficializada.O atual recorde, registrado pelo Guinness Book, já pertence a Garrett McNamara e foi quebrado em novembro de 2011 quando o americano encarou uma onda de 27,4 metros no mesmo local e tirou a marca do americano Mike Parsons, que havia surfado uma onda de 23,8 metros em 2008 em Cortes Bank.

Carlos Burle foi o brasileiro a chegar mais perto da marca. Em novembro de 2001, em Mavericks, na Califórnia, ele chegou a surfar uma onda estimada em 68 pés (cerca de 22 metros). No ano passado, ele venceu o Mundial de Ondas Gigantes no Peru surfando "paredões" de 6,5 metros de altura. No ano passado, o surfista baiano Danilo Couto levou o "Oscar" das ondas grandes no XXL. Ele foi premiado com título de "Onda do Ano" após surfar um paredão de 20m na remada, em Jaws, no Havaí, em fevereiro.

Desde 2002, Garrett estuda ao lado do Instituto Hidrográfico de Portugal uma formação chamada de ?Canhão de Nazaré?, um raro fenômeno geográfico, que é um desfiladeiro submerso de 200 quilômetros que termina no meio do oceano em um lugar com mais de 5 km de profundidade criando grandes ondas e proporcionando condições únicas para a prática mais radical do surfe.

Garrett McNamara pode ter sido o primeiro homem a quebrar a barreira dos 30 metros, algo que vem perseguido por muitos surfistas nos últimos anos. Alastair Mennie, um outro surfista que estava com o americano na hora da onda, disse estar impressionado com o feito.

- Cotty e eu surfamos duas grandes ondas de cerca de 60 pés (18,28 metros) e, depois, quando Garrett estava pronto, veio uma onda de mais de 90 pés (mais de 27,43 metros). O jet ski foi o melhor lugar para vê-lo surfar a maior onda que eu já vi. Foi incrível. A maioria das pessoas ficaria assustada, mas Garrett estava no controle de tudo na parte crítica da onda. Foi um passeio inspirador de um surfista inspirador - contou Mennie ao jornal inglês ?The Guardian?.

Garret tem 45 anos e é famoso por suas façanhas em ondas gigantes. Ele nasceu em Pittsfield, cidade do estado de Massachusetts, nos Estados Unidos. E se mudou para o Hawaii aos 19 anos para surfar.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES